Preciso de ajuda, posso ser presa?

Feita por >Nayara Gonçalves>. 21 jan 2020 Pequenas causas

Oi gente, tenho 21 anos e aos 18 fiz um cartao de crédito. Alguns meses depois fiquei desempregada e nao consegui pagar. Tentei muito entrar em contato com a empresa pra negociar e nao consegui, tenho ate provas disso. Acabei deixando pra la pq a divida de inicialmente 500 reais foi pra 3500. A um mês uma empresa vem mandando diversas mensagens sobre ação judicial e por nao entender estou apavadorada. A 3 meses fiz um mei no meu nome e abri um carrinho de lanches, tenho conta no ifood pra vender e pagar minhas contas, oq eles querem realmente fazer? Eles podem tomar meu carrinho? Eu fiz um acordo q o valor caiu pra 800 reais e dividi em 8 vezes e estou pagando, o vencimento da primeira parcela caiu no sabado, paguei segunda e eles me mandaram uma mensagem falando algum ajuizamento e penhor de bens, no telefone a mulher da empresa falou q posso ser presa por não pagar. Oq eu posso ou devo fazer? Alguem pode me ajudar ?

A melhor resposta

Olá, Nayara. No Brasil, a única possibilidade de uma pessoa ser presa por dívida é quando deixa de pagar pensão alimentícia. Portanto, no seu caso, você não será presa. Para maiores esclarecimentos, estou à disposição. Abraço.

Gilberto Andreatta Maia Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Curitiba

71 respostas

Olá boa noite! Não existe prisão por dívida no Brasil. É cabível penhora de bens. Porém, conforme a senhora indicou o seu carrinho de lanche é para sustento, caracteriza um bem impenhorável. Ao menos, que a senhora tivesse dois ou mais carrinhos de lanche. Enquanto ao acordo pactuado, foi após a ligação ou antes da ligação?

Escritório Souto Maior & Veras Sociedade de Advogados Advogado em Vila Santa Maria

56 respostas

Olá! Dívida cível não é mais motivo de prisão. Se tentarem penhorar o carrinho, tu precisa fazer uma defesa demonstrando que é seu único meio de sustento. Se realmente já fez o acordo, também pode usar como defesa caso realmente haja uma execução em andamento. Por via das dúvidas seria interessante verificar se realmente existe essa execução.

Gusttavo Guedes Advocacia Advogado em Araucária

2 respostas

Boa noite
De forma alguma, ninguém pode ser preso por dívidas, estão somente te pressionado para pagar a dívida do cartão e de tiver como provar que te falaram isso pode inclusive processar a empresa por danos morais.

Daniel Coutinho da Silva Advocacia Advogado em Carapicuíba

1 resposta

Boa noite,
No Brasil não há prisão por dívida civil, então presa você não irá, porém, é perigoso as suas contas bancárias serem bloqueadas.

Guizela de Jesus Oliveira Advogada Advogado em Curitiba

4 respostas

Advogados especializados em Pequenas causas

Ver mais advogados especializados em Pequenas causas

Outras perguntas sobre Pequenas causas