Preciso pagar direitos autorais ao vender quadros com letras de música famosas?

Feita por >Helder Filipov>. 21 out 2013

Boa tarde.

Estou querendo começar um negócio de venda de quadros com letras de música de autores famosos (nacionalmente e internacionalmente). Porém, gostaria de saber se eu preciso pagar direitos autorais aos autores das letras, e qual o valor desse pagamento (caso a resposta seja positiva).

Fico no aguardo de um retorno. Obrigado!

A melhor resposta

Prezado Helder Filipov,

Segundo o disposto na Lei nº. 9.610, de fevereiro de 1996, Art. 5º. Inciso VI, você pretende a reprodução ou cópia de obras artísticas (letras de músicas), no caso dos artistas nacionais é necessário a autorização expressa destes, quanto aos estrangeiros, se houver acordo de reciprocidade entre as nações também. No Art. 29, em seu inciso VIII, alínea “j” diz que depende autorização prévia e expressa do autor da obra, no caso das letras ou poemas os autores da obra. O valor deve ser consultado aos mesmos.
Erivaldo Targino Barreto Filho
Advogado OAB/AL nº. 3.388

Erivaldo, muito obrigado pelo retorno. Quanto a essa autorização expressa para o uso das letras, como eu posso fazer para conseguir? Devo contatar diretamente a assessoria dos artistas ou devo fazer isso via advogados? Para os artistas internacionais, como saber se existe um acordo de reciprocidade entre as nações?
Você pode me ajudar com isso? Agradeço muito sua disposição, um abraço. Helder