Preciso vender minha casa mas meu irmão não quer assinar a venda

Feita por >ADRIANA>. 2 Fev 2017 2 respostas  · Herança

Boa noite,doutores!

Bom,vou tentar explicar a vocês a minha difícil situação.

Em 1988 meu pai faceleu deixando para minha mãe,meus dois irmãos e eu um terreno com uma casa.Mas minha mãe não abriu inventário.Dois anos depois,minha mãe dividiu essa casa comigo. Como a casa tinha três quartos,ela fechou um quarto (suíte) junto com uma sala de star e o restante da casa ficou comigo. Minha mãe construiu mais alguns cômodos como cozinha,quarto,varanda etc em sua nova moradia.Anos depois meu irmão mais novo e casado,veio a morar nesse imóvel dela,pois minha mãe havia se mudado para outra cidade e cedido a casa para ele. Mesmo sendo as casas no mesmo terreno,são separadas por muro e a minha parte é menor que a dele.Em 2011 minha mãe teve três AVCs esquêmicos,não falava e nem andava mais.Cuidei dela até seu falecimento em agosto do ano passado. Pois bem,continuo morando de um lado da casa e meu irmão no outro. Estou desempregada desde que minha mãe adoeceu pois larguei tudo pra cuidar dela e com um problema serio na perna que me impede de andar direito devido aos esforços que fazia para levanta-la etc... Tenho 54 anos e vocês sabem como está complicado arrumar serviço em nosso país atualmente principalmente na minha idade e condições,então resolvi vender minha casa e ir morar com um filho meu em outra cidade.Um dos meus irmãos concordou em assinar mas o outro que mora aqui ao lado não quer assinar de jeito nenhum.Eu Já tenho um comprador e minha pergunta é: Posso vender a minha parte da casa mesmo sem a assinatura desse irmão e sem o inventário aberto do meu pai? Será que só com as assinaturas minha e do meu outro irmão eu consigo sem problemas futuros?

Sem mais...Agradeço de ante-mão a gentileza de vocês doutores em nos proporcionar esse espaço para nos ajudar e tirar dúvidas que por ventura tenhamos.

anos , condições

A melhor resposta

Prezada senhora,
Sem o inventario para fazer o formal de partilha ficará difícil legalizar esse imóvel. Infelizmente o fato de não ter uma legalização através de um inventário torna sua questão bem difícil de se dar um caminho mais suave. Procure um advogado para inventariar os imóveis.
Obrigada


A resposta foi útil para você?

Sim Não

Obrigado pela sua avaliação!

Boa noite,

Primeiramente, será necessário abrir o inventario. Após realizado o inventário, caso os herdeiros não aceitem fazer a venda amigável , os herdeiros que concordam na venda deverao entrar com uma ação de dissolução de condominio.

Nessa ação, o juiz dara a oportunidade aos herdeiros que tiverem interesse na compra a indenizar os demais. Caso ninguém tenha interesse na compra, o juiz autorizará a venda do imovel a terceiro ou ir a leilão.

Atenciosamente

PRISCILA SERUR DA MAIA
OAB/ PR 61.258

A resposta foi útil para você?

Sim Não

Obrigado pela sua avaliação!

1 MAR 2017

Logo Maia Advocacia e Consultoria Jurídica Maia Advocacia e Consultoria Jurídica

42 respostas

3107 pontuações positivas

Perguntas similares

Ver todas as perguntas
Casa não quitada em promessa de compra e venda pode ser vendida?

1 resposta, última resposta em 03 Fevereiro 2019