Problemas fiscais

Feita por >Pedro Nunes>. 19 jan 2015

Tenho fundos de participação de ações, vinculados a um banco. Contratei os serviços de um contador para fazer a declaração de renda e caí na malha fina. Não sei exatamente por que. O que eu faço?

A melhor resposta

Prezado,
A primeira providência a ser tomada é comparecer a um posto de atendimento da Receita Federal e verificar os motivos que o levaram a cair na malha fina. De posse dessa informação da Receita Federal, entendo que você deve procurar o contador que fez sua declaração para que o mesmo faça os ajustes solicitados, via declaração retificadora.
Att
Marcos Vinicius

Andrade & Menezes Advogados Advogado em Rio de Janeiro

108 respostas

Prezado Sr. Pedro, considerando a ausência de detalhes no questionamento, assevero que diversos motivos podem ter levado à tal circunstância. Provavelmente tenha recebido notificação da Receita ou Procuradoria determinando a violação ao Regulamento do IR. É comum alguns contadores sem muita experiência no Mercado de Ações declararem o ganho de capital em investimentos ainda não realizados, pelo valor atual do título mobiliário. Neste sentido aconselho a procurar Advogado capacitado para através de análise criteriosa determinar o cabimento de medida judicial.

Cordialmente,

Charles S. Handell.
Advogado - Cuiabá/MT

Handell Consultoria & Advocacia Empresarial Advogado em Cuiabá

2 respostas

Você terá que pedir por meio de seu banco, que o fundo de investimento lhe mande um relatório detalhado do exercício que deu problema, para que seu contador possa retificar a declaração.
Mas antes disso vá pessoalmente a uma agencia da Receita Federal e peça ao atendente que lhe explique qual a divergência constatada pelo Leão, ai fica mais fácil solucionar o problema, sabendo qual é ele.

Amauri Advogados Advogado em Capão da Canoa