Problemas recorrentes no telhado do escritório

Feita por >aaron rodrigo ludwig>. 17 dez 2019 Direito imobiliário

aluguei um escritório de um corretor há 3 meses, quando visitei o local antes de alugar o telhado estava aberto e em manutenção, reservei e após à obra eu mudei
A dona reformando o prédio pintou a frente do escritório sem me avisar sendo que eu tinha acabado de mandar desenharem a logo na frente q aluguel, luz e água está em atraso de 9 meses pelo oque eu vi nas contas de aviso, barulho de obra sem avisar, atrapalhando... e há 2 meses eu liguei para o corretor para informar infiltração na sala de reunião(onde tinha sido reformado), mandei fotos e vídeo, e o corretor viu pessoalmente o problema e disse que iria avisar a dona. A dona mandou 1 pessoa para resolver e o gesseiro disse que tinha resolvido, 1 semana depois voltou, e aconteceu isso durante 1 mês, com mais de 5 vindas de gesseiros q sempre q finalizavam diziam estar resolvido... 10 dias depois começou a chover intensamente anoite e molhou a sala toda, queimando 2 macbooks, 1 tv de apresentações, 1 telefone e muitos documentos... tirei fotos e vídeos, chamei o corretor na manhã do ocorrido sem tocar em nada e ele disse que iria avisar a dona sobre arcar com oque eu perdi e disse a ele que iria efetuar a compra e descontar nos proxímos alugueis as parcelas dos MESMOS PRODUTOS q n cobrem garantia de água... enviei no mesmo dia os comprovantes dos produtos q perdi e faz 2 semanas q aguardo autorização pra comprar novos, estou sem os aparelhos e nada dela dizer algo, e o corretor disse que ela iria mandar alguém pra resolver dia 16/12 o vazamento que continua e agora está até na outra sala, e ngm veio.. água e luz dos meses que estou no local estão em dia, aluguel nunca atrasou e o aluguel mensal é debitado dia 18... o corretor me disse q era 1 problema recorrente antes de mudarmos e disse que está pressionando ela, e q ela mesmo sendo advogada n disse nada ainda...
eu estou pensando em comprar os aparelhos no cartão pq eu e a equipe precisa, e enviar os comprovantes dos aparelhos novos para ela e descontar nos alugueis... ou suspender o aluguel até resolver sobre gesso e os produtos, posso fazer 1 das 2 alternativas?
sou alemão, e 1 dia que o gesseiro veio resolver, veio com o namorado dela q disse q era estranho isso acontecer pq ele tinha ficado no local por 1 ano antes de minha empresa alugar, como se nós tivessemos feito algo.
o corretor disse que o antigo dono q era um outro médico como eu, se mudou exatamente por causa desse problema!

A melhor resposta

o Código Civil estabelece três possibilidades para a parte que firmou um contrato(se houver), quando o outro contratante não cumpre suas obrigações, têm de-se revisar o contrato por conta do ressarcimento dos danos financeiros que sua empresa sofreu, com base no artigo 317, ou requerer a sua rescisão, com pedido de perdas e danos. Em todo caso, é fundamental chegar em um acordo, mas deixo claro que pelo oque vc disse, vc têm total direito de suspender aluguel até chegar em um acordo, por conta dos danos, e se precisar acionar a leí que vai lhe amparar totalmente!
E tbm, em todo o caso, o locador não poderá exigir do inquilino o aluguel e demais encargos, enquanto perdurar a situação.
ass: Deniska, escritório Edgar Matvei

Edgar silva Advogado em Brasília

1 resposta

Olá,

Para lhe responder com certeza, seria necessário verificar o contrato de aluguel para verificar o que lá está descrito. Mas, suspender aluguel é algo fora de questão e a alternativa de comprar e descontar do aluguel, apenas se tiver em contrato. O melhor seria entrar com uma ação para desfazer esse contrato, para que tu procure um outro lugar (esse pelo jeito sempre terá os mesmos problemas) sem pagar nenhuma multa por esse desfazimento cumulado com pedido de restituição desses danos.

Qualquer dúvida, entrar em contato.

Advogada Paola Bartelt Alves Advogado em Canoas

54 respostas

Advogados especializados em Direito imobiliário

Ver mais advogados especializados em Direito imobiliário

Outras perguntas sobre Direito imobiliário