Quais são as características do direito na história?

Feita por >Lilian Martins>. 15 fev 2019

O Direito, atualmente, é fundamentado por leis, códigos, entre outros, mas nem sempre foi assim, certo?
Dentro das épocas da História, como era visto o direito?
Exemplo, na pré-história, o principal sistema econômico era o escambo, a fonte do direito era o costume, o qual era baseado na oralidade, a organização social era dada por clãs. Posso dizer que há um sistema de governo, uma forma de estado e uma forma de governo? Em caso afirmativo, quais seriam?

A melhor resposta

Boa Tarde, pode-se dizer que o Direito, como outras ciências humanas possuem a interferência direta ou indireta do ser humano, ou seja, como podemos observar o desenvolvimento histórico da raça humana, na pré-história e algumas civilizações até mesmo que tenham criado cidades, não eram mais nômades, usavam os costumes, e algumas poucas normas para regerem a convivência entre as pessoas, seria como um direito consuetudinário ou jusnaturalismo.

Posteriormente, com o passar da idade média, para moderna e contemporânea, influenciado por pensadores de diferentes áreas, inclusive do direito, muitos países e/ou povos passaram a ser mais legalistas, tem muita das suas ações da população, se baseiam na norma (juspositivismo), as mesmas são necessárias, contudo, mesmo com esse avanço alguns países ainda utilizam como maior força os costumes, no que couber, como Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo.

Depende do que você deseja dizer com sistema de governo ou de estado. Mas pode-se dizer que existe sim, baseado nas normas, ou nos costumes/normas.