Qual a obrigação do pagamento da pensão em período de desemprego?

Feita por >Joyce>. 18 ago 2016 Pensão

Pai fica desempregado, porém, na ação judicial não é informado o percentual para pagamento da pensão nesse caso. Por sua vez, o pai informa que não há atrasos e que não é obrigado a arcar com valores sem uma determinação judicial. Como fica essa situação? Pai tem que pagar a diferença em atraso?

A melhor resposta

Desemprego não "livra" ninguém da obrigação de alimentar os filhos.

Se já existe ação de alimentos, será necessário desarquivar o processo e executar o alimentante (pai).

Posso auxiliá-la. Caso tenha interesse, podemos agendar um horário em meu escritório.

Cristiane Rael
Rio de Janeiro/RJ

Cristiane Rael Advogada Advogado em Rio de Janeiro

4 respostas

Prezada Joyce:

O dever de pagar a pensão independe da condição empregatícia do devedor da pensão. Desta forma, o pai deverá pagar, caso contrário você poderá ingressar com uma ação de execução de pensão. Outrossim, o devedor poderá requerer revisão de pensão alegando estar desempregado. Neste caso, via de regra, o juiz arbitra um percentual em cima do salário mínimo para pagamento.

Estamos a disposição para maiores esclarecimento e/ou caso queira adotar alguma medida judicial.

Claudio Vasconcelos
Rio de Janeiro/RJ

Cláudio Vasconcelos Advogado em Rio de Janeiro

215 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão