Qual o prazo para abrir um processo com cheque sem fundo?

Feita por >Júnior>. 9 nov 2016 Advogados online

Emprestei 2.400,00 a um amigo e como já estava há um tempo sem acertar o valor comigo pedi um cheque já sabendo o que aconteceria quase fosse devolvido 2 vezes poderia abrir processo contra ele e foi isso o que aconteceu, mas não abri nenhum processo ainda o cheque era pra ser depositado no dia 23/07/2016 e hoje 08/11/2016 e ele me pediu até o dia 23/11 para quitar do contrário ele disse que poderia fazer o que quisesse contra ele... Concordei, mas agora após tanto tempo sendo passado pra trás fiquei na dúvida será que ele ta esperando tipo um prazo expirar? Então resolvi me informar sobre isso para não ser passado para trás novamente. Qual a melhor forma de resolver isso?

A melhor resposta

Prezado Júnior.
O prazo para apresentação do cheque, ou seja, o depósito ou desconto do cheque no banco é de 30 dias para mesma praça e 60 para praça diferente.
Posterior o prazo de apresentação inicia-se 6 meses para execução e após terá o termo para demanda judicial de enriquecimento sem causa (2 anos) e monitória (10 anos).
Todavia, para seu caso basta o prazo para apresentação e execução.
Terá de promover o depósito ou desconto do cheque, a partir de então, com a declaração de ausência de fundos, haverá 30 dias mais 6 meses (mesma praça) ou 60 dias mais 6 meses (outra praça) para execução.
Procure os Juizados Especiais Cíveis neste prazo e obterá uma solução mais célere e adequada que se promovido o feito após estes períodos.
Obrigado,
Wiliam Carvalho

Carvalho Consultoria Jurídica Advogado em Curitiba

7 respostas

Prezado Júnior:

Voce deverá ingressar com uma ação de execução. Para isso, deverá contratar um advogado. Estamos a disposição para ajudá-lo imediatamente nesta empreitada. Caso tenha interesse, entre em contato através deste canal.

Ficamos no aguardo.

Claudio Vasconcelos

Cláudio Vasconcelos Advogado em Rio de Janeiro

215 respostas

Junior,

O prazo de prescrição da cobraça é de 06 meses pela lei do cheque, ou seja, antes dos 06 meses voce deve protesta-lo no cartorio titulos . com o não pagamento entrar com o processo de acao.

Geison Marques Carvalho Advogado em São Paulo

591 respostas

Advogados especializados em Advogados online

Ver mais advogados especializados em Advogados online

Outras perguntas sobre Advogados online