Queria saber se tenho direito ao usucapião, se precisar solicitar, como faria?

Feita por >SGL>. 29 abr 2020

Olá! Moro de favor em um imóvel em um terreno que não é meu, já faz uns 24 anos que moro aqui. Na época o proprietário nos deixou morar de favor pois o imóvel está empenhorado no banco.
Hoje quando fui avisar ao proprietário do terreno que ia trocar as telhas da minha varanda ele jogou umas indiretas sobre que daqui 1 ou 2 anos pensa em se acertar com o banco e vender, falando pra futuramente eu ver uma casa... Infelizmente sou pobre e não tenho pra onde ir, passaria um sufoco pra conseguir pagar aluguel.
Queria saber se tenho direito ao usucapião, se precisar solicitar, como faria?

A melhor resposta

Prezado SGL, você tem o tempo exigido para buscar a usucapião. Contudo seria necessário maiores informações para verificar se realmente possui esse direito, principalmente quanto à postura de dono - ex.: pagamento de impostos do imóvel, contas de água, luz, ... Ainda, é importante saber se o local que você mora foi construído por você. Sugiro contatar um advogado ou mesmo a Defensoria Pública para análise. Fico à disposição.

Anônimo-373117 Advogado em Porto Alegre