Queria saber sobre a pensão alimentícia para minha filha de 3 meses

Feita por >Melyssa>. 14 jul 2015 Pensão

Boa tarde, queria saber quanto o pai da minha filha teria de pagar de pensão para ela. Ele já tem mais uma filha, mas ele mora com a mãe dela. Ele dá de tudo para a filha dele e para a minha só 200 reais. Ele trabalha de carteira assinada e ganha 3.000 por mês, fora o adicional noturno.

A melhor resposta

Melyssa, boa noite. O habitual é fixar alimentos conforme a necessidade da criança e a capacidade do pai, comprovadas. Portanto, um bebê de 3 meses não tem ainda grandes necessidades como colégio, cursos, tênis, uniformes. Mas o percentual fixado é em torno de 15% a 20% dos rendimentos do pai, descontado Imposto de Renda e INSS. Tem que contratar um advogado e ingressar com ação de alimentos, com pedido de tutela antecipada.

Boa tarde,
Prezada,

Não há previsão legal do quantitativo de percentual a ser contribuído pela parte obrigada à prestar alimentos, apenas há entendimento jurisprudencial que varia entre 10% e 30% da base salarial, descontado INSS e IR.

Maia Advocacia Advogado em Araquari

89 respostas

Melyssa, boa noite! A princípio, mesmo tendo outra filha, o ideal seria você pedir 30% do salário do pai de sua filha como pensão. Se este achar injusto, que conteste o pedido... ao final, depois de avaliar a situação concreta, o Juiz definirá a porcentagem que achar justa. Conte com nosso escritório, caso precise.

Pinheiro Advocacia Advogado em Brasília

1 resposta

Olá,

essa pensão que ele paga já foi homologado pelo juiz ou foi acordo entre vocês?

Adriano Martins de Sousa
OABDF 46469

Adriano Martins de Sousa Advocacia & Consultoria Jurídica Advogado em Brasília

63 respostas

Bom dia,
a pensão é calculada de acordo com a necessidade do requerente e a situação financeira do requerido. Pode ser calculada de 15 a 30% do salário. Há situações que pode ser mais.

Ana Paula M. Moraes Advogado em Saquarema

192 respostas

A pensão é estipulada levando em consideração a necessidade do alimentado e possibilidade do pai/mãe. Em geral o valor da pensão gira em torno de 20 a 30% dos vencimentos.

Voce deve pedir uma revisão de alimentos e comorovsr que você tem mais despesas e ela precisa de um valor maior.

Gâmba Advocacia & Consultoria Advogado em Passo Fundo

64 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão