Recebo auxílio doença e gostaria de contribuir com o INSS. Posso?

Feita por >PATRICIO>. 21 abr 2016 Aposentadoria

Estou afastado pelo INSS há mais de ano e queria saber se posso contribuir, pois recebo auxílio doença. Corro o risco de o INSS cortar meu benefício em caso de eu iniciar a contribuição?

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

O trabalhador que sofreu algum acidente ou precisou se afastar do emprego por motivo de doença não deve se preocupar em fazer o recolhimento para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O período em que vc estiver recebendo o auxílio-doença ou auxílio-acidente será contado como tempo de contribuição para a aposentadoria.
Podemos até questionar se é viável a contribuição como autônomo enquanto o segurado estiver recebendo auxílio-doença, para não ser prejudicado no futuro.
O recolhimento não vale a pena, já que, ao receber o benefício, o INSS conta o período afastado como tempo de contribuição na hora de se aposentar.

É importante ressaltar que é necessário prosseguir com o pagamento assim que o empregado retornar ao trabalho. Vc precisa voltar a recolher para que o período de auxílio-doença seja considerado como tempo de contribuição.

Caso vc continue por anos recebendo o benefício, por não estar apto a comparecer ao serviço, vc poderá se aposentar por invalidez, dependendo da gravidade da sequela.

Caso vc tenha duas atividades concomitantes anteriormente ao recebimento do benefício, poderá, caso queira, continuar pagando o INSS por uma das funções,. Se vc era autônomo e empregado de uma empresa, por exemplo, vc poderá continuar fazendo o recolhimento como autônomo (contribuinte individual) enquanto recebe o benefício pelo outro trabalho.

Porém, essa contribuição não é necessária, mesmo nessa situação. De acordo com as normas do INSS, só deve ser feito o recolhimento caso o segurado esteja exercendo alguma atividade, ou seja, trabalhando.

A contribuição é inócua e corre o risco de ser considerada nula. Ao dar entrada na aposentadoria, será apresentado um histórico que vai acusar que o contribuinte recebeu auxílio durante um período, e é possível que a contribuição feita nem seja considerada, já que o INSS pode entender que o trabalhador não poderia contribuir enquanto estava doente..

CUIDADO. O segurado que optar por pagar enquanto receber o benefício corre o risco de enfrentar problemas na Justiça. O INSS poderá entender que o contribuinte tem condições de trabalhar e está recebendo o auxílio indevidamente. Sendo assim, o trabalhador pode receber sanção penal, como também ter a suspensão do benefício.
Fico á disposição para maiores detalhes. Osmar Persoli - adv.

Osmar Persoli Advogados Advogado em Ribeirão Preto

21 respostas

1517 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Advogados especializados em Aposentadoria

Ver mais advogados especializados em Aposentadoria

Outras perguntas sobre Aposentadoria

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

QANDA_form_question_already_exists_ttl

QANDA_form_question_already_exists_txt

advogados 4000

advogados

perguntas 22550

perguntas

respostas 22650

respostas