Redes sociais

Feita por >Ana Paula Abreu>. 19 ago 2013

Se alguém publica no Facebook ou em alguma página na internet mentiras ao meu respeito que providências tenho que tomar?

A melhor resposta

A senhora pode tomar duas providências: ingressar com interpelação judicial criminal, no Juizado Especial Criminal; e uma ação de reparação de danos morais e materiais, demonstrando os transtornos e prejuízos que sofreu, requerendo uma liminar para cessar o ato que te constrange e sua retirada das redes sociais ou onde se encontrarem.
A utilização do registro das ofensas em Cartório público é recomendável, embora não seja obrigatória.
Naturalmente, que tais ações são direcionadas a ofensores identificados.
Caso não tenha a identificação do autor, registre uma ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de crimes eletrônicos, onde vão fazer a identificação do IP da máquina que foi utilizada e seu proprietário.

Flávio Fabiano Advocacia E Assessoria Jurídica Advogado em Vila Velha

10 respostas

Recomendo imprimir a página do insulto, registrar uma ocorrência e solicitar ao delegado que solicite a identificação do IP e, por conseguinte, do criminoso e seus dados. De posse dos mesmos, oferecer queixa crime e ingressar com ações de danos morais. Lembrando que a queixa crime em regra tem prazo de seis meses para ingressar, após o conhecimento do crime contra a honra.

Costa E Reis Advogados Associados Advogado em Porto Velho

17 respostas

A senhora primeiro deve imprimir a página da internet, depois procure uma delegacia de polícia para fazer um boletim de ocorrência para tipificar o crime de injúria, de calúnia ou mesmo de difamação. Depois procure um advogado para ingressar com uma ação cível.

Advocacia Zampieri Advogado em São Paulo

24 respostas

Senhor(a),
Todo tipo de informação mentirosa a respeito de você pode ser objeto de ação judicial objetivando um ressarcimento, perda, dano, etc. Ainda, é possivel ingressar com uma ação, objetivando uma medida liminar para que o provedor exclua o comentário da rede social, site. Esse tipo de procedimento é muito comum hoje em dia haja vista o número grande de acessos , redes sociais.
Me coloco a sua inteira disposição,
Dr. Fabio Zampieri

Advocacia Zampieri Advogado em São Paulo

24 respostas

Prezada Ana,
Ao nosso ver, além da ata notarial (que é importante civilmente), você deve se preocupar também em identificar corretamente o autor da difamação, recomenda-se a constituição de um advogado e elaboração de requerimento para o delegado competente requerer a quebra do "sigilo virtual", ou seja, identificar o IP do computador de onde partiram as alegações difamatórias a seu respeito. Existem casos catalogados pela jurisprudência em que tais difamações saíram de computadores de empresas ou repartições públicas em horário de expediente, ocasionando responsabilidade civil objetiva dessas e decorrente dever de indenizar.

Costa E Reis Advogados Associados Advogado em Porto Velho

17 respostas

Prezada Ana Paula,
Muito embora você possa imprimir as telas em que aparecem as ofensas a seu respeito, o procedimento mais seguro e adequado é você se dirigir a um tabelionato e solicitar que seja lavrada um documento chamado Ata Notarial. Este documento irá relatar e reproduzir tudo o que consta nas páginas publicadas na rede social em que está publicada a ofensa, sendo este, um documento dotado de "Fé Pública", ou seja, um documento com presunção de veracidade, que dificilmente pode ser questionado. Esta é a principal diferença entre você tomar esta medida e simplesmente imprimir as páginas da internet, pois se as páginas onde estão publicadas as ofensas forem apagadas/excluídas, é possível que as pessoas envolvidas neguem que tenham publicado qualquer coisa e questionem a veracidade das suas impressões.

Qualquer dúvida estamos à disposição.
Neudi Fernandes - Advogado
Curitiba - Paraná

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Prezada Ana Paula, boa tarde.
A colocação do Dr. está correta. Junte todas as provas possíveis (imprima todas as páginas das redes sociais que contenham informações que desabone a sua pessoa), e em seguida procure o Juizado Especial Cível para apresentar uma queixa contra a pessoa que está lhe causando esse transtorno. A senhora vai requerer a retirada das informações nas redes sociais, bem como danos morais. Ressalto que no Juizado não são exigidas as mesmas formalidades da Justiça Comum. Seu serviço, além de ser célere, é gratuito. Informo, ainda, que neste procedimento a senhora não precisa estar acompanhada de um advogado.

Estou à disposição para maior esclarecimento.
Att.
Mariana Cantarelli

Mariana Cantarelli Assessoria Jurídica Advogado em Belém de São Francisco

16 respostas

Prezada Ana,
deves imprimir todas as páginas com as publicações a teu respeito, salvar os links em um arquivo e procurar um profissional para ingressar com uma medida judicial que poderá objetivar a retiradas dessas postagens e uma indenização pelo que foi publicado.

Advocacia Barcelos Advogado em Porto Alegre