Responsabilidade de Univerdidade Pública - Professor Universitário e monitores

Feita por >Ledo SL>. 13 abr 2024

Sou discente do Curso de Direito de uma Universidade Pública na Paraíba. Em uma das disciplinas o professor resolveu ser "substituído" pelos monitores (alunos de outras turmas). Estes monitores ficaram responsáveis por elaborar as provas (avaliações), corrigi-las e atribuir notas aos alunos, além de lecionar as aulas de revisão, em tais ocasiões o Professor nunca estar na Universidade, não há qualquer supervisão, tendo os monitores ampla autonomia, assumindo, desse modo, o papel de Professor (Servidor Público). Estes monitores têm atribuido notas baixas até aos melhores alunos da turma derrubando seus CRAs (são seus concorrentes diretos em monitorias, bolsas e projetos). O mais grave é que o entendimento aplicado por esses monitores, quando não são a doutrina minoritária, são contrários à lei e à jurisprudência pátria, eles não aceitam qualquer recurso ou questionamento, impondo seu entendimento esdrúxulo. Acaso eu venha a ser reprovado por esses monitores, quais medidas judiciais eu poderei lançar mão para responsabilizar a Universidade?