Restaurante impõe limite para pagamento em ticket refeição

Feita por >Guilherme Neopock>. 11 mar 2014

Almocei em um restaurante com toda minha família e quando fui pagar a caixa informou que eles só aceitam pagamento via ticket refeição para contas de até R$ 50. Como a minha havia passado (e muito) o valor, fui obrigado a pagar o valor total em meu cartão de débito, pois o sistema de cartão de crédito estava inoperante e não se pode passar 2 cartões em uma mesma conta, segundo ela. Detalhe: não há nenhum aviso no local sobre a limitação e esse valor que fui obrigado a gastar em débito comprometeu meu orçamento, pois utilizaria para pagar contas mensais. Cabe ressarcimento do valor e indenização por danos morais?

A melhor resposta

Bom dia. Guilherme trabalho em um supermercado que também tem restaurante self-service. E essa limitação do ticket refeição foi imposta pela própria ticket, por se tratar de cartão refeição tem limite de 250 reais diários, e limite de 50,00 reais por transação. Eles alegam que o ticket refeição só pode ser para o titular do cartão e só para refeições, então eles deduzem que uma refeição para uma pessoa seria de 50,00 reais. Estamos com o mesmo problema aqui, antes passavamos valores maiores mas a ticket nos bloqueou sem nenhum aviso, agora pedimos o desbloqueio e teremos que impor limite de 50,00 reais também. É mais culpa da ticket do que do estabelecimento em questão.

Pela Lei vigente, cabe pedido de indenização. Agora, é importante analisar bem o caso. Não espere algo substancial de indenização, que terá como base o valor gasto e o suposto prejuízo no orçamento.

Cabe um pedido de dano moral sim, além do ressarcimento. Evidente que um juiz irá analisar a causa, porém você estará contribuindo inclusive para que outros não sofram este tipo de arbitrariedade.

Abdo Advogados Advogado em Novo Hamburgo