Réu primário tem direito a liberdade provisória?

Feita por >jessica>. 8 jul 2015

Meu primo deu umas facadas na ex-esposa, não matou e nem deixou sequela. Tá preso porque faltou duas audiências. Contratamos um advogado e ele fica só prometendo que vai soltá-lo em nada. Disse que pediu o habeas corpus e foi negado, ontem disse que era o júri popular, chegando lá não era. Era outra audiência com ele ela e as testemunha. Ela só tem a sobrinha como testemunha. Queria saber se esse advogado está nos enrolando, e não fazm só promete. Por favor, responda quais são as chances dele sair da cadeia, desde já agradeço.

A melhor resposta

Bom dia,
Primeiro temos que saber em qual crime ele foi acusado, se lesão corporal grave ou tentativa de homicídio, com certeza é pela maria da penha pelo fato do juiz ter negado o habeas corpus (se foi ajuizado pelo advogado), ele está preso? Po rque ele não foi nas audiências? Só sabendo em qual crime e porque do não comparecimento nas audiências poderemos tomar alguma providência, lembrando que realmente não é uma ação fácil.

Adriano Martins de Sousa
OABDF 46469

Adriano Martins de Sousa Advocacia & Consultoria Jurídica Advogado em Brasília

63 respostas

Boa noite. Reu primário possui sim a oportunidade de ter sua liberdade concedida. Geralmente liberdade provisória e pedida quando a prisão é legal, mas não existe fundamentos para que o réu responda o processo preso. Se o réu tem endereço fixo, não coage testemunhas nem tem qualquer possibilidade de fugir do local para evitar uma futura prisão, o advogado pode pedir a liberdade provisória mediante fiança, ou qualquer das hipóteses do art. 319 do código de processo penal (comparecimento periódico em juízo, monitoração eletrônica são exemplos). Fique atenta, o advogado pode estar enrolando vocês.

Emmanuel Sales Advocacia Advogado em Brasília