Revisão de contrato bancário

Feita por >Pedro Felipe>. 18 jun 2014

Qual é o prazo prescricional para entrar com ação de revisão de contrato bancário?

A melhor resposta

A análise do prazo prescricional depende de alguns fatores que desconhecemos, tais como data de início do contrato, motivo da rescisão, etc. Posso lhe dar apenas uma visão geral:
se a rescisão contratual estiver fundamentada em tese anulatória de cláusula, de modo que o motivo seja pleitear devolução de cobranças, tais cobranças prescrevem em 5 anos a contar do respectivo pagamento. Se for obrigação de trato sucessivo, a prescrição conta-se mês a mês.
Contudo, dependendo da data desse contrato, poderá ter prescrição decenal se ocorrer a regra de transição prevista no art. 2.028, isto é, se na data de entrada em vigor do Código atual, houver transcorrido menos da metade do tempo estabelecido no Código Civil anterior.
Atenciosamente,
Gizeth Espinoza (OAB/RJ 166.796)

Anônimo-197315 Advogado em Rio de Janeiro

107 respostas

Prezado Pedro Felipe,

o prazo prescricional para ação de revisão de contrato bancário é de 10 anos.

Att.,
Dra. Érica Luz
OAB/RJ 182726

Luz Advogados Advogado em Rio de Janeiro

20 respostas

É de 10 anos. A ação de revisão de contrato é de natureza pessoal, estando sujeita ao prazo prescricional previsto no art. 205 do atual Código Civil, - dez anos - se, por força da regra de transição prevista no art. 2.028, na data de entrada em vigor do Código atual, houver transcorrido menos da metade do tempo estabelecido no Código Civil anterior.

LCR Advocacia e Assessoria Advogado em Nova Brasilândia dOeste

10 respostas

A pretensão de revisão do contrato fundam-se em direito pessoal e observam o prazo prescricional de 10 anos, nos termos do artigo 205 do CC/2002, contados a partir da entrada em vigor do atual Código Civil (art. 2028 do CC/2002 , c/c enunciado 299 do CEJF).

Nakamura E Advogados Advogado em Jundiaí

33 respostas

O prazo em geral é de cinco anos.

Amauri Advogados Advogado em Capão da Canoa

19 respostas

Pedro,
o tema ainda não é totalmente pacífico na jurisprudência, havendo posicionamentos que afirmam que o prazo é de 05 anos e outros que afirmam ser de 10 anos.

Segundo nossos estudos, a corrente majoritária e à qual também nos filiamos, é a que defende que o prazo é de 05 anos.

Neudi Fernandes - Advogado
Curitiba - Paraná

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Sr. Pedro, o prazo é de três anos.

Advogado Sandro Camilo T. H. P. Leal Advogado em Recife