Separação de bens com financiamento

Feita por >Clarissa>. 26 mar 2019 Separação

Boa tarde! A um tempo atrás eu e meu namorado decidimos financiar uma casa e morar e juntos, porém depois de um tempo nos separamos. Ele saiu de casa e eu continuei morando na casa e pagando as parcelas do financiamento, porém a casa está a venda. Quando vendermos a casa será quitado o financiamento restante e a sobra será dividida igualmente entre as partes. Isso está correto? Sendo que já estou a um tempo pagando as parcelas sozinhas?

A melhor resposta

Bom Dia, depende, em se tratando de somente de namoro, o máximo que ele poderia requerer, já que não teve União Estável ou casamento, e contrato de namoro não tem muito respaldo jurídico ainda, seria solicitar judicialmente ou extrajudicialmente o que de fato pagou em relação ao financiamento do imóvel e de outros bens.

8951 respostas

Prezada Clarissa bens financiados não podem ser objeto de partilha, pois a propriedade do imóvel enquanto não quitado permanece com o Banco, no entanto, pode ser partilhado aquilo que já se investiu no imóvel ou os direitos futuros sobre o imóvel, mas nesse caso a melhor alternativa é o bom senso de cada um, que passará sempre pela análise do que é razoável a ser estipulado como valor de pagamento da parte que lhe cabe sobre o bem.

Att.

AS Advogados - Escritório Jurídico Advogado em Manaus

15 respostas

Boa Tarde!
Clarissa, como não se formou uma união estável, logo, se quer há regimes de bens definidos, é interessante neste momento você levantar todos os comprovantes de seus pagamentos. Após a venda do imóvel o rateio será proporcional ao que cada um arcou.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba

320 respostas

Advogados especializados em Separação

Ver mais advogados especializados em Separação

Outras perguntas sobre Separação