Sobre aposentadoria especial

Feita por >Itamar>. 23 abr 2017 Aposentadoria

vou completar 25 anos de trabalho em junho ( estaleiro, embarcação em fibra de vidro) posso dar entrada na aposentadoria especial tenho 52 anos. sou insalubre.grato

A melhor resposta

Prezado Sr. Itamar,

Esclarecemos que a aposentadoria especial pode ser concedida ao trabalhador que preencha os seguintes requisitos, básicos, para dar entrada no pedido, perante o INSS:

-- Provas do trabalho insalubre: comprovar que exerceu o trabalho em condições insalubres ou periculosas expostas aos agentes nocivos constantes na lei, que são QUIMICOS, FÍSICOS ou BIOLÓGICOS por 25 anos (ou 300 contribuições mensais).

-- Precisa ter a carência de 180 contribuições que devem ter sido realizadas em dia.

-- Para este tipo de pedido de aposentadoria, não é necessário a idade mínima, e não é aplicado o Fator Previdenciário.

Vale informar que o período de contribuição para ter direito ao benefício depende do agente nocivo a saúde ou integridade física a que o trabalhador foi exposto, podendo variar entre 15, 20 ou 25 anos.

Eventuais dúvidas, continuamos à disposição!

Atenciosamente,

Dra. Jeisemara Fernandes

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Advogados especializados em Aposentadoria

Ver mais advogados especializados em Aposentadoria

Outras perguntas sobre Aposentadoria