Sobre pensão

Feita por >maria>. 25 nov 2014 Pensão

Fui casada por 24 anos, meu marido me traiu e nos separamos. Ainda não demos entrada no divórcio, isso faz 10 meses. Antes eu não trabalhava, porque ele não queria. Depois da separação estou trabalhando, mas o que ganho não dá para me sustentar. A pergunta é: se eu tiver carteira assinada, perco o direito à pensão? Se atendida, agradeço.

A melhor resposta

Prezada Sra. Maria, bom dia!

No caso exposto, depende de todas as condições e provas que possuir para o processo.

Devemos alertar que há um risco de a Sra., quando trabalhando, ser questionada judicialmente pelo ex marido acerca da possibilidade de sustentar-se sozinha e então ele poderá ser exonerado da obrigação de dar-lhe a pensão.

Porém, como já dito, depende dos fatos e provas que a Sra. possuir. O primeiro passo seria ingressar com a ação de divórcio com o pedido de pensão ou, caso seja de comum acordo dos dois, o divórcio poderá ser em cartório, se não houver filhos menores.

Esperamos ter auxiliado na sua dúvida!

Atenciosamente,
Jeisemara Fernandes - OAB/PR 43.685
Curitiba/PR

Fernandes Sociedade De Advogados Advogado em Curitiba

1430 respostas

Agradeço a atenção, muito obrigada!

Primeiramente é preciso ingressar com ação de divórcio cumulada com pensão de alimentos. O juiz verificará suas necessidades e o quanto você recebe de salário atualmente. Normalmente os juízes entendem por estipular uma pensão por tempo determinado para que a ex-esposa possa se inserir no mercado de trabalho e reorganizar sua vida. Vai depender de diversas situações, como por exemplo, se vocês têm bens a partilhar como imóvel e outros.

Abraços,
Maria Cristina Fernandes Mazeto.

Fernandes Mazeto Advocacia Advogado em Uberaba

38 respostas

Maria, bom dia! Baseado nas informações prestadas por você em sua pergunta, acreditamos que seu direito ao pensionamento está garantido. Para tanto, precisa-se analisar com maior riqueza de detalhes o caso concreto para avaliar o binônimo necessidade/possibilidade.

Andrade & Menezes Advogados Advogado em Rio de Janeiro

108 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão