Sobrenome do pai biológico

Feita por >Maiara>. 15 dez 2022

Como fazer para tirar o nome do ex padrasto e colocar o nome do pai?

A melhor resposta

Prezada Mayara,

A remoção do nome do seu ex-padrasto da sua certidão de nascimento só é possível através de uma ação judicial e dependerá de diversos fatores, em especial as circustâncias que o levaram a registrá-la como filha, como se houve erro ou se ele estava ciente de que não era seu pai. Além disso, deverá ser considerado qual o vínculo que se estabeleceu entre vocês dois durante o tempo de convivência sob essa relação de pai e filha, pois isso tem uma importância muito grande na decisão judicial.
Por outro lado, há a possibilidade de acrescentar o nome do seu pai biológico na sua certidão sem remover o do seu "pai" atual. Também dependerá de processo judicial e também dependerá de diversos fatores que devem ser avaliados, mas é uma possibilidade real.
Tenha em conta que uma certidão de nascimento é um registro muito importante na vida de qualquer pessoa, mas não tem o poder de extinguir ou fazer surgir sentimentos nas pessoas, nem alteram de uma hora para a outra as relações de afetividade que existam ou que se gostaria que existissem.
Tendo certeza de qual a sua principal necessidade que gostaria de ter atendida, busque um atendimento por advogado especializado para avaliar a situação juntamente com você e escolherem a melhor estratégia.

Espero ter contribuído para uma melhor compreensão da situação.

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria