Tenho 18 anos. Posso fazer com que meu pai pague minha faculdade?

Feita por >Renata Rocha Ponciano>. 30 out 2019 Paternidade

Meu pai é separado da minha mãe a 13 anos e ele me ajudou até os meus 10 anos no ano de 2011 (época que ele foi preso) assim que ele saiu da prisão (2016) fui embora com ele, fiquei quase dois anos por la, voltei morar com minha mãe ano passado ( junho 2018) eu ainda tinha 16 anos e desde então ele nunca me ajudou, ele tem outro filho (3 anos) e ele paga 500,00 pro menino e eu ele não ajudou, eu posso chamar ele na justiça pra ele pagar a minha faculdade?

A melhor resposta

Claro que pode. Na verdade, o que você vai requerer na justiça é a continuidade da pensão em razão você estar estudando. O direito da pensão alimentícia se estende até os 24 anos desde que o filho esteja estudando. Quanto ao valor, caberá ao juiz arbitrar. Não necessariamente o juiz arbitrará o valor integral dos seus estudos. Será analisado a sua necessidade em confronto com a possibilidade que ele tem de pagar.

Advogada Sandra Lima Advogado em São Paulo

43 respostas

Bom dia, com essa idade e cursando faculdade é possível que o dever do seu pai de prestar alimentos persista.

Advogado Pablo Simor Advogado em Passo Fundo

6 respostas

Bom dia! Se vc estiver matriculada em uma instituição de ensino superior vc tem direito a receber pensão. Portanto terá q requere-la por via judicial.

Marcelo Pinheiro Assessoria Jurídica Advogado em Maricá

45 respostas

Advogados especializados em Paternidade

Ver mais advogados especializados em Paternidade

Outras perguntas sobre Paternidade