Tenho direito ao seguro desemprego?

Feita por >Letícia>. 27 abr 2020

Trabalhei por 2 anos em uma empresa (primeiro emprego), a qual pedi demissão para entrar trabalhar em outro estabelecimento. Neste, trabalhei por menos de dois meses fui demitida sem justa casa por conta da pandemia. Gostaria de saber se possuo direito a requerer o seguro desemprego, visto que nunca solicitei-o. E caso seja possível requerer, qual a documentação necessária?

A melhor resposta

Bom dia, como vai?
Entendo que é possível o pedido se dos últimos 18 meses você esteve trabalhando no mínimo 12 meses, ainda que em empresas diferentes.
O pedido pode ser feito pelo app Carteira de Trabalho Digital, e são necessários os seguintes documentos: requerimento do seguro-desemprego ou comunicação de dispensa, fornecidos pela empresa de onde saiu, termo de rescisão de contrato de trabalho, carteira de trabalho, extrato do FGTS, identificação de inscrição no PIS/Pasep, documento de identificação com foto, como RG ou carteira de motorista, CPF, Número do PIS, Comprovante de endereço.
Att.

Merillyn Delli Colli Advogada Advogado em Maringá

8 respostas

Olá. Bom dia.

Infelizmente, para ter direito ao seguro desemprego, tem que ter trabalhado por no mínimo doze meses na empresa para poder ter direito, caso seja a primeira vez que solicita o benefício. Diminuindo esse tempo, se já solicitado outras vezes.

Quaisquer dúvidas, estou à disposição.

Atenciosamente, Dra. Débora Cuoco.

Advogada Débora Cuoco Advogado em Brasília