Tenho direito ou não a colocar na justiça

Feita por >Costa>. 1 jun 2019 Carteira de trabalho

Boa noite, trabalho a 4 anos (desde 06/2015) em uma empresa registrada como atendente por 2 anos e depois promovida como atendente responsável que atualmente estou por 2 anos, cujo os benefícios oferecidos inicialmente eram 150 reais de bonificação caso você não se atrasasse mais do que 3 vezes no mês com um limite de 15 minutos de tolerância para essas 3 vezes, alimentação paga 10,95 e comissão de vendas por meta de grupo, um quiosque de grãos no shopping que era o local do trabalho, com um banco para nos sentarmos caso não tivesse movimento poderíamos descansar até ter algo para fazer. Passando quase 1 ano eles tiraram o banco alegando que isso motivava os funcionários a não fazer nada no quiosque, depois de alguns meses aumentaram a alimentação para 13,10 e assim ficamos por 1 ano mais ou menos, após esse período eles diminuíram o valor do benefício de não chegar atrasada para 100 reais alegando que os funcionários não davam valor e que seria também não mais tolerado atraso nem de 15 minutos, seria apenas 1 vez ao mês e até 5 minutos de atraso, caso contrário perderia o benefício, o qual eu ganhei todas os meses em que era tolerado os 15 minutos. A partir daí , ficamos mais por volta de 1 ano até que em outubro/2018 eles chegaram com a noticia de que ao invés dos 13,10 que ganhávamos, iriamos passar a ganhar apenas 100,00 reais mensais alegando que a nossa função de atendente de fast food não deveríamos ganhar nenhum dinheiro e nenhuma ajuda de custo, que eles não são obrigados por lei e que isso é uma bonificação especifica da empresa cujo eles podem fazer alterações, um corte de mais de 502% considerando que eu trabalho na escala de 6x1. Também tem a parte do uniforme, que somos cobradas que usemos somente tênis preto e calça jeans escura ou preta, mas não fornecem nenhuma ajuda de custo, o avental, touca e blusa branca eles fornecem. Adoro a empresa e sei que conversar não adiantaria pois já vi funcionarias que questionaram alguns direitos e começaram a ser digamos que "perseguidas", então não queria passar por isso.

Resposta enviada

Em breve, comprovaremos a sua resposta para publicá-la posteriormente

Algo falhou

Por favor, tente outra vez mais tarde.

A melhor resposta

Boa Tarde, depende muito da função que exerce, da forma e dos direitos referentes a essas bonificações, salário, etc, além disso é necessário verificar se de fato não ocorreram alterações por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho. Caso contrário é mais complicado, pois foram alterações instituídas pela empresa, mas pode ser cobradas.

É necessário uma analise do caso, o que se deseja cobrar, entre outros elementos e circunstâncias necessárias.

Barros Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Paulista

8951 respostas

22782 pontuações positivas

Contatar

A resposta foi útil para você?

Obrigado pela sua avaliação!

Advogados especializados em Carteira de trabalho

Ver mais advogados especializados em Carteira de trabalho

Outras perguntas sobre Carteira de trabalho

Explique seu caso aos nossos advogados

Publique a sua pergunta de forma anônima e receba orientação legal em 48h.

50 QANDA_form_question_details_hint

Sua pergunta e as respectivas respostas serão publicadas no site. Este serviço é gratuito e não substitui uma sessão de terapia.

Enviaremos a sua pergunta a especialistas no tema, que se oferecerão para acompanhar o seu caso pessoalmente.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

A sessão de consultoria não é grátis e o preço estará sujeito às tarifas do profissional.

Coloque um apelido para manter o seu anonimato

Tua pergunta está a ser revisada

Te avisaremos por e-mail quando for publicada

QANDA_form_question_already_exists_ttl

QANDA_form_question_already_exists_txt

advogados 4000

advogados

perguntas 22550

perguntas

respostas 22650

respostas