Tenho direito ou não a colocar na justiça

Feita por >Costa>. 1 jun 2019 Carteira de trabalho

Boa noite, trabalho a 4 anos (desde 06/2015) em uma empresa registrada como atendente por 2 anos e depois promovida como atendente responsável que atualmente estou por 2 anos, cujo os benefícios oferecidos inicialmente eram 150 reais de bonificação caso você não se atrasasse mais do que 3 vezes no mês com um limite de 15 minutos de tolerância para essas 3 vezes, alimentação paga 10,95 e comissão de vendas por meta de grupo, um quiosque de grãos no shopping que era o local do trabalho, com um banco para nos sentarmos caso não tivesse movimento poderíamos descansar até ter algo para fazer. Passando quase 1 ano eles tiraram o banco alegando que isso motivava os funcionários a não fazer nada no quiosque, depois de alguns meses aumentaram a alimentação para 13,10 e assim ficamos por 1 ano mais ou menos, após esse período eles diminuíram o valor do benefício de não chegar atrasada para 100 reais alegando que os funcionários não davam valor e que seria também não mais tolerado atraso nem de 15 minutos, seria apenas 1 vez ao mês e até 5 minutos de atraso, caso contrário perderia o benefício, o qual eu ganhei todas os meses em que era tolerado os 15 minutos. A partir daí , ficamos mais por volta de 1 ano até que em outubro/2018 eles chegaram com a noticia de que ao invés dos 13,10 que ganhávamos, iriamos passar a ganhar apenas 100,00 reais mensais alegando que a nossa função de atendente de fast food não deveríamos ganhar nenhum dinheiro e nenhuma ajuda de custo, que eles não são obrigados por lei e que isso é uma bonificação especifica da empresa cujo eles podem fazer alterações, um corte de mais de 502% considerando que eu trabalho na escala de 6x1. Também tem a parte do uniforme, que somos cobradas que usemos somente tênis preto e calça jeans escura ou preta, mas não fornecem nenhuma ajuda de custo, o avental, touca e blusa branca eles fornecem. Adoro a empresa e sei que conversar não adiantaria pois já vi funcionarias que questionaram alguns direitos e começaram a ser digamos que "perseguidas", então não queria passar por isso.

A melhor resposta

Boa Tarde, depende muito da função que exerce, da forma e dos direitos referentes a essas bonificações, salário, etc, além disso é necessário verificar se de fato não ocorreram alterações por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho. Caso contrário é mais complicado, pois foram alterações instituídas pela empresa, mas pode ser cobradas.

É necessário uma analise do caso, o que se deseja cobrar, entre outros elementos e circunstâncias necessárias.

8951 respostas

Advogados especializados em Carteira de trabalho

Ver mais advogados especializados em Carteira de trabalho

Outras perguntas sobre Carteira de trabalho