Tenho uma imobiliária com a minha irmã e essa parceria não está mais dando certo

Feita por >Marcos>. 17 jul 2018 Sociedades

Tenho uma imobiliária com a minha irmã e essa parceria não está mais dando certo, então, estou resolvendo fechar a imobiliária e trancar as portas e começar uma nova imobiliária do zero com os meus filhos.

Ela não quer aceitar essa minha decisão e está ameaçando entrar com um processo contra a minha pessoa por essa atitude que estou tomando.

O Creci da imobiliária é dela, mas não temos contratos trabalhistas nem registro em carteira, só trabalha eu e ela na imobiliária, ela no escritório e eu na rua como corretor.

Penso em deixar ela com a imobiliária, já que está no nome dela, mas provávelmente ela não conseguirá ir para frente com a pequena empresa e por isso ameaça me processar.
Porque o meu intuito é abrir uma imobiliária só minha, própria, com novo nome e nova firma, e com meus filhos como funcionários.

Enfim, gostaria de saber quais direitos ela tem sobre essa nossa imobiliária que somos sócios no presente e no que ela pode me processar.
Repetindo, não temos contratos formais, nem carteira assinada, absolutamente nada. Abrimos as portas, montamos uma imobiliária e começamos a trabalhar.

Espero ter sido claro e me expressado bem, desde já muito obrigado e aguardo retorno!

A melhor resposta

Se você é sócio na empresa, tem que pedir a saída, verificar no contrato social da emrpesa quais os requisitos para a saída da sociedade, uma dissolução parcial de sociedade,
agora se a empresa não existe de fato contrato societário, não vejo como ela poderia te obrigar a ficar.

Maria Carolina Coelho Andrade Advogada Advogado em São Paulo

54 respostas

Prezado, bom dia.

Se você consta como sócio no contrato da empresa, há possibilidade de exercer o direito de retirada sem problema algum e ela nada poderá fazer.

Vocês só terão que acertar os detalhes, registrando sua saída.

Drovetto Advogados Advogado em Ferraz de Vasconcelos

128 respostas

Advogados especializados em Sociedades

Ver mais advogados especializados em Sociedades

Outras perguntas sobre Sociedades