Testamento pode ser contestado?

Feita por >Jose A>. 25 jan 2023

Meu pai (ainda vivo) fez um testamento deixando um terço de sua herança para mim, para minha irma e para minha madrasta. Esse testamento pode ser contestado por minha madrasta e ela clamar metade ao inves de um terço?

A melhor resposta

Prezado José,

O testamento é um ato pessoal que somente o próprio testador pode alterar.

Se todas as disposições estiverem dentro dos limites legais e todas as formalidades tiverem sido cumpridas na sua confecção, ele irá gerar exatamente os efeitos pretendidos.

Entretanto, além das formalidades legais que devem ser observadas na sua confecção, o autor do testamento, se tiver herdeiros, só pode dispôr da metade do seu patrimônio. A outra metade deve ser dividida de acordo como determina a lei.

Se eventualmente esse testamento distribuiu todo o patrimônio ou se não considerou que parte dele são bens comuns com a sua madrasta, de acordo com o regime de bens estabelecido no casamento ou na união estável, pode haver excesso e isso poderá ser contestado judicialmente por quem tiver sido prejudicado.

Se necessário, busque auxílio com um advogado especializado, que analisando o documento e o patrimônio poderá lhe esclarecer e orientar adequadamente.

Espero ter contribuído para uma melhor compreensão da situação.

Cordialmente,

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria