Cobrança abusiva ou direito do Advogado?

Feita por >Guilherme>. 13 mar 2019 Herança

O advogado de minha Vó disse que ganhou na justiça uma causa pelo INSS para receber um benefício de restituição "salarial" desde que começaram o processo para a aposentadoria de minha Vó.

Causa ganha, e aparentemente a quantia do benefício a ser pego é de 2.900 reais, minha Vó é do interior do estado de Piauí, e por lá os advogados aparentemente recebem 30% da quantia do benefício ganho.

Mas desconsiderando isso, o Advogado está pedindo 1.000 reais da quantia total e 8 prestações de 250 reais, totalizando 3.000 reais e consequentemente um pouco mais de 100% do benefício de minha Vó.

Isso é justo? O advogado realmente pode receber mais que a quantia total do benefício pelo qual ele trabalhou?
Senão for justo, por onde minha Vó pode recorrer para se defender disso?

Minha Vó disse que "acha" que não assinou nada com ele sobre a forma de pagamento.

Obs: Houve um trabalho entre esse mesmo Advogado e minha Vó anteriormente sobre qual ela recebeu 2.400 reais de um outro caso, e ela o pagou 9 parcelas de 250 reais e uma de 150 reais, que surpreendentemente ou não, totaliza 2.400 reais ao todo.

A melhor resposta

Bom Dia, o pagamento de trinta por cento do que a parte ganha, é válido, e dependendo da condenação o advogado ainda teria direito a honorários sucumbenciais, mas a parte perdedora é que pagaria.

No caso do pagamento superior ao que a parte tem direito de receber, é indevido devendo nesse caso ser questionado ou proposta um processo ético-disciplinar perante a OAB Estadual, pois é uma prática indevida.

É necessário verificar o contrato de honorários que foi firmado entre as partes, aquele é que terá validade, o que estiver estipulado lá é o que deve ser feito na prática.

8951 respostas

Advogados especializados em Herança

Ver mais advogados especializados em Herança

Outras perguntas sobre Herança