Estou com problemas sobre salário e VT, o que faço?

Feita por >Kelvin>. 23 fev 2018 Carteira de trabalho

Trabalho como CLT em uma empresa com o cargo de professor de cursos profissionalizantes.

Estou passando por alguns problemas com a empresa e não sei como resolver.

1- Fui contratado para receber R$ 1.390,00 para dar aulas de Office, Windows, Game Developer, Web Developer, Hardware e complementares de administração, contabilidade, marketing inglês e japonês. 2 meses após minha contratação, descobri que 3 professores que estão no mesmo cargo que eu, porém, só ministram uma matéria exclusiva, recebem mais de R$ 2.000,00 líquido.

2- Na contratação, me disseram que eu faria manutenção nas máquinas da escola e que isso faria parte da minha rotina, porém outro professor recebe R$ 200,00 extra para fazer manutenção na escola e eu não.

3- Quando fui contratado, eu tinha um dano neurológico que me fazia sentir fortes dores na perna esquerda e eu precisava de oxycontin para manter a dor baixa. Eu havia me mudado recentemente para guarulhos e estava desempregado há um tempo por causa da perna e a escola pediu que eu adquirisse um bilhete cidadão para depositar o VT. Para retirada do VT, precisava pagar uma taxa mínima e eu não tinha o dinheiro pra isso, então trabalhei o mês inteiro indo e voltando quase 8km a pé sentindo dores.

4- Neste mês, meu bilhete quebrou e estou trabalhando a pé denovo, fiz tratamento da perna, não sinto mais dores, porém chego todos os dias coma pressão baixa na escola, já que estou sem dinheiro pra comprar comida e sem dinheiro pra pagar a passagem ou a taxa do bilhete novo. Desmaiei diversas vezes na rua e estou todo machucado. Desmaiei na escola e vomitei no banheiro, cai no meu proprio vomito e me colocaram para dar aula todo sujo de vomito quando eu acordei.

5- Fiquei com uma dívida imensa no banco por causa do atraso do décimo terceiro. Pagaram a primeira parcela 20 dia depois e a segunda parcela no dia 31/01. Estou com quase R$ 1500,00 a mais de dívidas no banco por causa dos juros por não ter pago minhas contas em dia por contar com o décimo.

6- A escola na contratação me disse que eu receberia uma média de R$ 10,00 de VA e Convenio da Intermédica, porém quando pedi o benefício, eu pagava mais de R$ 170,00 por mês para mim e R$ 190,00 para o meu filho e o VA, recebo apenas R$ 65,00 por mês sendo que vi no site da ALELO que o mínimo de alimentação por mês é de R$ 135,00

Ja faz dois dias consecutivos que eu não vou para o trabalho e me sujeitei a pedir um aumento para a empresa para igualar meu piso com os demais professores (De acordo com o RH, meu salário não vai subir igual ao deles pois é uma nova regra adotada pela empresa e não vai equiparar meu salário, então continuarei a receber menos e a escola se recusa a pagar meu VT e quer mesmo assim que eu vá trabalhar a pé)

O que eu devo fazer?

A melhor resposta

Bom Dia Kevin, esse caso é um pouco complicado, primeiro é preciso analisar quando foi esse período de contratação, pré ou pós reforma trabalhista, é preciso ver quais documentos você assinou, e isso lhe retirou algum direito.

No caso da diferença salarial é preciso averiguar se exercem a mesma função que a sua, se só ministram uma matéria e você três. Contudo isso pode ser irrelevante e significar que você merece o mesmo salário. No outro caso, se o funcionário trabalha com a mesma manutenção, você também possui direito ao valor extra.

No caso do desmaio, isso é no mínimo cruel e degradante, a empresa pode ser punida na justiça do trabalho, mas cabe ao juiz analisar o fato ou não. O vale transporte, a empresa, poderia realizar todo o procedimento, e a taxa se paga pela mesma, e no mês seguinte ser descontado da sua folha de pagamento, uma única vez.

No caso do banco, é necessário tentar reverter essas dívidas, e ver se não são abusivos, além de outros procedimento necessários.

O vale alimentação deve-se verificar se não está sendo cobrado errado e o benefício for menor que o necessário. Por fim, cuidado com a ausência do trabalho, sete dias consecutivos, você pode ser demitido por justa causa, por abandono ao trabalho. Você tem de procurar um advogado para avaliar seu caso e quem sabe judicializar isso.

8951 respostas

Advogados especializados em Carteira de trabalho

Ver mais advogados especializados em Carteira de trabalho

Outras perguntas sobre Carteira de trabalho