Gostaria de saber se o pai da minha filha pode tomar ela de mim

Feita por >Karlane Fernandes Campos>. 25 set 2019 Guarda compartillhada

Boa tarde, tenho 42 anos e uma filha de 12 anos... sempre morou comigo. Ela é registrada no nome dos dois... Eu e o pai dela nunca moramos juntos, tenho meu emprego e outra filha, nunca mais casei nem tive ninguem.
Ela fica com ele apenas 1 dia da semana e fica tentando covencê la a ir morar em outro estado com ele. Pois ele tem mais condiçoes financeiras que eu. Eu sofro e minha filha tambem poos fica sem querer ir pra casa dele outra vez... ficam a fazer chantagem emocional . Sei que ela nao tem vontade alguma de ir... mas tenho medo dele levá la escondido.
Eu tenho que pedir a guarda de minha filha? Nao sei como agir... ele tem um comportamento estranho.... como devomproceder? Desde já agradeço demais...

A melhor resposta

Boa Tarde Kariane, a guarda você já possui, porém se o mesmo levar, não tem muito o que possa ser feito, somente regulamentar as visitas, para que possa ocorrer de forma assistida, já que existe essa situação e a possibilidade do pior ocorrer.

No segundo caso, a medida mais cabível, seria a busca a apreensão de menor, que seria uma das formas de se ter a guarda da criança de volta.

8951 respostas

Entendo prudente regularizar a situação, por meio de um processo de fixação de guarda, alimentos e regulamentação de visitas.
Quanto ao pai do menor tentar levá-la para morar com ele, não será possível sem a sua autorização, bem como sem o desejo do menor.
Em relação as ações do pai no sentido de induzir o menor a comportamento de repudio a mãe, configura alienação parental.
Veja, abaixo, o que a lei prevê:

LEI Nº 12.318, DE 26 DE AGOSTO DE 2010.

Art. 1o Esta Lei dispõe sobre a alienação parental.

Art. 2o Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.
(...)
Art. 6o Caracterizados atos típicos de alienação parental ou qualquer conduta que dificulte a convivência de criança ou adolescente com genitor, em ação autônoma ou incidental, o juiz poderá, cumulativamente ou não, sem prejuízo da decorrente responsabilidade civil ou criminal e da ampla utilização de instrumentos processuais aptos a inibir ou atenuar seus efeitos, segundo a gravidade do caso:

I - declarar a ocorrência de alienação parental e advertir o alienador;

II - ampliar o regime de convivência familiar em favor do genitor alienado;

III - estipular multa ao alienador;

IV - determinar acompanhamento psicológico e/ou biopsicossocial;

V - determinar a alteração da guarda para guarda compartilhada ou sua inversão;

VI - determinar a fixação cautelar do domicílio da criança ou adolescente;

VII - declarar a suspensão da autoridade parental.

Parágrafo único. Caracterizado mudança abusiva de endereço, inviabilização ou obstrução à convivência familiar, o juiz também poderá inverter a obrigação de levar para ou retirar a criança ou adolescente da residência do genitor, por ocasião das alternâncias dos períodos de convivência familiar.

Breno Carvalho Advogado em São Paulo

54 respostas

O fato do pai ter melhores condições financeiras que você, não implica necessariamente na alternância da guarda. Se você cuida bem de sua filha, não à deixa exposta à mazelas do cotidiano, não acredito que nenhum juiz, de sã consciência vá alterar a guarda. Porém, quando sua filha tiver condições de decidir por si mesma, ela poderá escolher com que que morar.

Régis Rodrigues Ribeiro Advogado Advogado em Nova Canaã do Norte

9 respostas

BOA NOITE! Se o seu procedimento é totalmente correto não tem como o pai tirar a sua filha da senhora. Orientou que entre com a guarda de sua filha, judicialmente

Tavares Associados Advogado em Rio de Janeiro

3 respostas

Vc deve ingressar com ação na justiça e alegar alienação parental, podendo, inclusive, o juiz determinar visitas vigiadas em proveito do bem estar da criança.

Att, Dra Carla Rosa.

Advogada Carla Rosa Advogado em Aracaju

84 respostas

Advogados especializados em Guarda compartillhada

Ver mais advogados especializados em Guarda compartillhada

Outras perguntas sobre Guarda compartillhada