Meus pais faleceram sem deixar nada pra os filhos.

Feita por >Ana>. 7 jan 2019 Herança

Meus pais faleceram como eu descrevi em cima, nós eramos onze mas dois faleceram e ficaram nove; Eu gostaria de saber se mesmo que meus pais não tendo feito um testamento a gente tem direito de uma parte da herança, mesmo sabendo que não há nenhum tipo de papel dizendo isso.
Também nós não sabemos se a gente tem uma herança. Meu pai faz 18 anos que faleceu e minha mãe faz 8 anos, vocês poderiam me dizer apenas se cada um nós tem algum para pegar ou resolver esse tipo de problema ?

A melhor resposta

Boa Noite, a herança seria no sentido de bens e valores que porventura eles adquiriram ainda vivo, valores bancários, se a casa estava no nome de um deles. Se realmente existir, há duas formas de resolver o problemas, todos os filhos e filhas terão direito a uma parte dessa herança, no caso como alguns faleceram, seus filhos e filhas, assim como os cônjuges terão direito.

É preciso se verificar se alguém não fez ou deu início à esse processo de inventário. Depois de tanto tempo, talvez saia caro o pagamento de imposto, que será cobrado no processo. Se todos estiverem de acordo, e existirem bens, poderá ser feito pela via extrajudicial, havendo conflito, só pela via judicial.

Por fim, se realmente não existirem bens, aconselho a fazer um inventário negativo, seja pela via judicial ou extrajudicial, será feito uma analise para saber se de fato não existem bens, e sendo positivo, o processo será finalizado.

8951 respostas

Advogados especializados em Herança

Ver mais advogados especializados em Herança

Outras perguntas sobre Herança