Seção de Perguntas de MundoAdvogados.com.br

Todas as perguntas

21 DEZ 2020

Dúvida sobre alimentos gravídicos. Ola, minha dúvida é a seguinte... Sou casado e tiv...

Ola, minha dúvida é a seguinte... Sou casado e tive um filho fora do casamento, recebo um salario minimo, tenho pago os exames e consultas do pre-natal em clinica particular porque a gestante e a mãe ... Ver pergunta

A melhor resposta

Bom dia! Precisa contratar um profissional de sua confiança. Os alimentos gravídicos são devidos na gestação, o senhor pode ingressar com a ação para regulamentar, assim poderá provar o binômio da n...

Dra. Gisele Regina Guerrini Advogado em Cabreúva
21 DEZ 2020

Posso trocar de advogado, mesmo em uma causa que foi perdida?

Tenho um processo trabalhista há dois anos, tenho direito a periculosidade e contrai síndrome do túnel do carpo bilateral, trabalhei na empresa por 10 anos. Minha advogada não me avisou a data da perí... Ver pergunta

A melhor resposta

Fernanda, Bom dia! Para um parecer mais assertivo, precisamos acessar o processo e o que foi decidido, olhando também se o direito de entrar com nova ação ainda não está prescrito (2 anos após a ...

Rehano & Silva Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Indaiatuba
Ver todas as respostas
18 DEZ 2020

Eles têm algum direito? Ou posso entrar com um processo?

eu estou no SPC em uma loja da cidade , eles vem me mandando proposta para pagar , no momento não tenho como pagar . A divida foi comprada pelo MECC e daí venho sofrendo ameaça , da ultima vez falara... Ver pergunta

A melhor resposta

Bom dia! Não entendi corretamente a sua pergunta. Você não tem uma dívida e estão cobrando por isso? De qualquer forma, a empresa pode realizar as cobranças, porém nunca de forma coercitiva, ameaçad...

Dra. Gisele Regina Guerrini Advogado em Cabreúva
15 DEZ 2020

Posso substituir o sobrenome Pinto?. Meu penúltimo sobrenome é Pinto e por várias situa...

Meu penúltimo sobrenome é Pinto e por várias situações de constrangimento,queria substitui-lo por outro sobrenome do meu avô.Queria saber se existe essa possibilidade e se pode ser feita diretamente n... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Silva, Como você fez 18 anos recentemente, você tem direito à requerer alteração de nome, no prazo de 1 ano da data da sua maioridade. Procura um Cartório de RCPN. Caso eles neguem, terá qu...

Reis & Barbosa Escritório de Advocacia Advogado em Rio de Janeiro (cidade)
14 DEZ 2020

Posso retirar sobrenome?. Boa noite Fiz 18 esse ano e soube de uma lei que permite a...

Boa noite Fiz 18 esse ano e soube de uma lei que permite a retirada de nome em até 1 ano de maioridade atingida.Gostaria de saber se tal lei também vale para sobrenomes,já que pretendo retirar um de... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado(a) Silva, Você deve fazer esta solicitação judicialmente através de uma Ação de Retificação de Registro Civil por intermédio de um advogado. Ofereço meus serviços para representa-lo(a). Esper...

Paulo Tonetto Advogado em Sorocaba (São Paulo)
14 DEZ 2020

Como passar a responsabilidade de cuidar da minha mãe para o meu irmão?

Cuido da minha mãe a bastante tempo, so que agora não tenho mas como cuidar sem condições Mas tenho um irmão que pode e não quer

A melhor resposta

Boa tarde! Precisa contratar um profissional de sua confiança para solicitar na via judicial a pensão alimentícia. Segue abaixo uma breve explicação sobre alimentos para idosos. Atenciosamente Dra...

Dra. Gisele Regina Guerrini Advogado em Cabreúva
9 DEZ 2020

Tenho processo judicial correndo referente a anuidade do CRC

Não tinha ciência da dívida e nem do processo. Somente quando fui acessar a conta que vi o bloqueio judicial e fui atrás de saber do que se tratava. Descobri que era cobrança do CRC referente anuidad... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Andreia, Conforme narrado, o que pode está correndo é uma execução devido a falta de pagamento do CRC. Temos que analisar o processo que levou o bloqueio judicial. Pois a execução exige vário...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
9 DEZ 2020

A empresa pode me obrigar a vender 10 dias de férias?

Na empresa em que eu trabalho , disseram que não dao 30 dias para nenhum funcionário, apenas 20 dias. Eu sou obrigada a aceitar ? As minhas segundas férias vence dia 1 de março , até qnd eles podem... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezada Natty, O empregado pode vender somente 1/3 dos 30 dias de férias, ou seja somente 10 dias, o empregado descansa 20 dias e recebe por trabalhar pelos demais 10 dias que vendeu. Ocorre que, o...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
9 DEZ 2020

Compras na internet: entrega em local errado. Fiz uma compra na internet, o produto er...

Fiz uma compra na internet, o produto era pra ser entregue no RN e não foi, tá marcado como entregue em São Paulo, entrei em contato com a empresa e me falaram q não poderiam me resarcir porq estava m... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Edilson, Conforme narrado, a empresa pode ser responsabilizada pelo transporte do produto. O que deve ser analisado é cadastro feito no site da compra, principalmente na parte do endereço par...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
9 DEZ 2020

Meu ex-marido pode vender a casa dele, em que moro com nosso filho?

Eu não tenho emprego, pois não tenho saúde, meu filho vai fazer 18 anos ainda esse mês, ele pode vender a casa e nos deixar na rua ?

A melhor resposta

Prezada Larissa, boa tarde! A princípio ele não pode vender o imóvel, principalmente se for a casa em que seu filho sempre morou e se você conseguir demonstrar que não tem condições de trabalhar, ou ...

Márcia Maria de Oliveira Advogada Advogado em Ribeirão Preto
Ver todas as respostas
9 DEZ 2020

Cemitério na minha fazenda. Comprei uma fazenda e nela tem alguns túmulos, perguntei um ...

Comprei uma fazenda e nela tem alguns túmulos, perguntei um vizinho um pouco distante e eles falaram que são familiares que estão enterrados lá e que esses vizinhos tb querem ser enterrados no mesmo l... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado, Conforme narrado, você adquiriu a fazenda sem saber dos referidos túmulos/cemitério. Temos que analisar a data da compra e possíveis datas dos túmulos, pois os entes queridos/espólio podem...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)
8 DEZ 2020

Como acionar empresa por danos morais?. Uma empresa de material de construção enviou mensa...

Uma empresa de material de construção enviou mensagem para meu cunhado me cobrando, causando constrangimento a mim... Como proceder?

A melhor resposta

Bom dia, Precisa ingressar com uma ação judicial para demonstrar que houve cobrança vexatória e humilhante, e pedir uma possível indenização por danos morais. Atenciosamente Dra Gisele Guerrini ...

Dra. Gisele Regina Guerrini Advogado em Cabreúva
7 DEZ 2020

Filho especial recebe pensão por morte do pai. Se o filho casar, corta pensão?

Filho com 3 meses de nascido, tinha meningite, e tive pouca perda auditiva, depois de tempo na puberdade com 11 anos de idade, iniciou uma epilepsia, crise convulsiva, só acontece quando a muito calor... Ver pergunta

A melhor resposta

Prezado Venício, Depende de qual modalidade de pensão que o INSS paga ao seu filho. Pois na maioria dos casos, quanto a casamento no INSS é causa de perda de pensão por morte para o filho. Pelo cas...

Marco Antonio Pinho Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Belo Horizonte (Minas Gerais)