Como cobrar dívida de ex-namorado agressivo?

Feita por >Rita Batista>. 29 out 2017 Pequenas causas

Em Junho/2016 iniciei um relacionamento. Na ocasião eu estava desempregada e com isso acumulando divida com meu aluguel, agua e luz da casa onde morava. Meu entao namorado, me fez uma proposta,como ajuda,para eu morar provisoriamente com ele já que nao teriamos despesas com aluguel,agua. Moravamos em cima da casa do pai dele . Os meus moveis ele disse que guardaria, no entanto ele doou meus moveis todos para a familia da ex-mulher mae da filha dele (exceto armario de cozinha e lavadoura), obviamente sem meu conhecimento. O meu carro, ele me convenceu a vender, para que eu pudesse pagar os alugueis que deixei atrasado. Quando vendeu meu carro, ele pediu pra usar 2.500,00 para pagar cartoes de credito que eram dividas dele anterior ao nossoa relacionamento. Ele se comprometeu a me pagar mensalmente. Depois de quase 3 meses morando juntos, por ciumes dele, comecou brigas e com isso as agressoes. Ele me agredia fisicamente, me deixava em casa trancada e sem dinheiro ate mesmo pra procurar emprego. Nao me pagava o valor combinado do emprestimo.. Restringiu meu contato com amigos e familiares. Com ajuda de algumas pessoas consegui sair desta relação. Voltei pra casa anterior, mesmo vazia. Dormindo no chao, sem fogao, sem nada em casa. Apenas com os pertences pessoais. Vivi assim um tempo com ajuda de algumas pessoas, que doaram algumas coisas e utensilios. Consegui um emprego, no qual ainda estou me estabelecendo. O Fato é que na epoca das agressoes, eu nao tive estabilidade emocional nem mesmo para me defender. O meu ex, pagou em torno de 300,00 apenas da divida e depois sumiu e nao me atende mais. Nao trata do assunto e acha que nao tem que me pagar nada pelo fato de eu ter morado com ele ("diz que foi generoso comigo")... Eu hoje ainda nao me estabeleci de tudo que sofri.. Minha casa ainda é precaria, durmo no colchao no chao ainda, nao tenho mesa, fogao emprestado.. tudo em razao dos prejuizos que ele me deixou. A pergunta é: Ainda posso cobrar a divida? Alem da divida, posso cobrar algo pelos danos causados? Como posso fazer isso?

A melhor resposta

Prezada,

Me parece que a dívida invocada não possui qualquer prova documental, correto? Se assim for, é necessário primeiro que você notifique ele extrajudicialmente do valor devido, indicando precisamente a origem e valor do débito. Caso ele não conteste a Notificação, você poderá utilizar esse instrumento para cobrá-lo judicialmente via juizado especial. Outros meios de prova poderão ser utilizados para dar maior robustez a sua ação. Porém de nada adiantará cobrá-lo se não houver meios de força-lo a pagar. Ou seja, se ele não tiver bens em seu nome, ficará complicado fazer valer o seu direito.

Alair Maquinez Advogado em Rio de Janeiro

31 respostas

Advogados especializados em Pequenas causas

Ver mais advogados especializados em Pequenas causas

Outras perguntas sobre Pequenas causas