Conversão de união estável em casamento, nos termos do Art. 1.726

Feita por >HL>. 5 nov 2019 União estável

Boa tarde, tenho interesse em converter uma união estável em casamento nos termos do art. 1.726, CC. Há declaração registrada em cartório referente à referida União Estável, no regime de separação de bens. Gostaria de saber maiores detalhes de como se pode realizar esse procedimento. Precisa listar os bens? Demora? Como é que isso é feito?

A melhor resposta

Bom Dia HL, extrajudicial, dependerá do cartório, alguns poderão realizar o serviço, requerendo a documentação como RG, CPF, comprovante de residência, entre outros documentos que comprovem o tempo em que o casal convive juntos, além disso teria de pagar as taxas que eles cobrarem, variando de estado para estado. Após o início do pedido, certamente eles devem demorar no máximo quinze dias para entregar o documento comprovando a conversão. Talvez seja o caso de necessitar de advogado(a).

Se passar desse prazo, não deve ser muito. Porém na esfera judicial, teria os benefícios da justiça gratuita ou não, teria de ter toda a documentação necessária, assim como também a comprovação do período em que o caso está junto. Em relação ao prazo, talvez dure meses ou anos.

8951 respostas

Advogados especializados em União estável

Ver mais advogados especializados em União estável

Outras perguntas sobre União estável