Pensão alimentícia, pai autônomo. Urgente!

Feita por >Mariana>. 12 abr 2019 Pensão

Olá, tenho 15 anos, meus pais são separados e tenho um irmão, moro com a minha mãe que está desempregada, no início depois da separação ele dava somente 400 reais de pensão (ao todo, não de cada filho) e a gente teve que se virar com apenas esse dinheiro até porque ele não arcou com nenhuma despesa dos próprios filhos, passamos sufoco até hoje, depois ele passou a dar a pensão em alimentos e faz isso até então (eu sei que não se deve pagar pensão assim, mas não temos escolha, é isso ou não comemos), só que há uns meses atrás ele começou a fazer "comprovantes" dizendo que nos dava mais de 800 reais em dinheiro (sendo que ele nem gasta isso com a gente, muito menos dá isso em dinheiro) e mandar minha mãe assinar senão ele não faria a compra do mês, como não temos escolha ela assina até hoje. Em janeiro ela procurou a defensoria pública pra abrir o processo de pensão alimentícia porque ele não comprou comida nesse mês, só semana passada chamaram ela para a abertura do processo e mesmo assim ainda não foi aberto, terá que voltar lá na terça e sabe se lá quando isso ficará resolvido. Enfim, meu pai trabalha com a Uber e ganha bem, paga carro, seguro, plano de saúde, refeição na rua, Nextel, comprou um relógio de ouro recentemente, comprou uns três celulares pra ele no ano passado, recebeu indenização e não fez nada pelos filhos, recebe 500 reais pelo aluguel de uma casa e infelizmente começou a construir uma casa pra ele no minúsculo quintal da minha casa, não tinha como minha mãe impedir. Ele alega que está desempregado e só ganha 1 salário mínimo no Uber (o que é mentira e nem faz sentido), tenho medo de que quando sair o processo a justiça determine que ele pague injustamente apenas 40% de um salário mínimo, alguém pode me dizer como a justiça trabalha em casos assim, quanto tempo demora e o que pode acontecer?? Ele ganha no mínimo uns 3 mil reais por mês, no mínimo mesmo. Minha mãe acha que ele recebe 5 mil, mas mesmo que não seja, ele recebe no mínimo 3 mil. Tem dois filhos e não faz nada por eles, estou passando necessidade, entrei em depressão pois ele além de não arcar com a responsabilidade financeira até quando ainda estava com a minha mãe, foi e é um pai horrível, já até agrediu minha mãe e etc. Será que o juíz ou a juíza poderia pedir um extrato de quanto ele recebe na Uber e assim decidir quanto ele deve pagar de pensão? Me ajudem, por favor

A melhor resposta

Boa Tarde, processo de pensão alimentícia demoram como tanto outros, e nesse caso, é difícil o juiz solicitar, ele poderá se utilizar de outros meios para saber do quanto o mesmo ganha, como a questão do imposto de renda. Somente tendo essas informações é que se pode requerer o aumento da pensão alimentícia.

8951 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão