Posso abrir uma ação de pequenas causas contra pessoa de outro estado?

Feita por >Pedro Alves>. 22 out 2019 Compras na internet

Recentemente sofri um golpe pela internet. Vendedor de outro estado solicitou pagamento e nunca enviou o produto, me bloqueando no processo. Gostaria de saber se ele sendo de outro estado dificulta de alguma forma a abertura ou andamento do processo.

Também queria saber se as informações que tenho sobre ele são suficientes para iniciar a ação. Do vendedor tenho o nome dele e seu numero de celular, além de todas as conversas que tivemos e o anuncio original que salvei uma copia da pagina antes dele apagar. Mas mais importante que isso tenho os dados de seu suposto irmão (Nome completo, CPF e dados da conta bancaria), para onde ele solicitou que eu fizesse a transferência.

A melhor resposta

Boa Tarde!
Pedro, considerando o seu relato, há configuração de relação consumerista, mesmo sendo negócios realizados por pessoa física. O ajuizamento da ação será no foro do comprador, neste caso o seu. Quanto a falta de dados, é possível solicitar que o juízo determine às operações de telefonia forneçam os dados pessoais dele, porém, alguns juizados possuem entendimento que não justiça especial não é cabível a busca de dados da outra parte. Caso necessite de mais esclarecimentos, favor, entrar em contato.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba

320 respostas

Bom Dia, esses dados e documentos são somente o começo, você poderia propor a ação pelo juizado, dependendo do valor cobrado, mas o fato de residir em outro estado, inicialmente não prejudicaria. O problema mesmo, é que você precisará ter um endereço da outra, nem que seja comercial, pois o judiciário, inicialmente não poderá fazer nada se não conseguir intimar a outra parte.

Por isso, antes de propor a ação, ou procurar um(a) advogado(a) ou defensoria pública, tente conseguir algum endereço da parte, no qual o mesmo possa ser intimado.

8951 respostas

Advogados especializados em Compras na internet

Ver mais advogados especializados em Compras na internet

Outras perguntas sobre Compras na internet