Quais meus direitos com a união estável?

Feita por >Sirleide Santos>. 29 jun 2016 União estável

Moro com minha companheira e vivemos em união estável. Queria saber quais meus direitos, pois me disseram que tenho que casar para ter direito a 100% do que construímos. E no caso de falecimento ou herança, quais os meus direitos? Como proceder?

A melhor resposta

Bom dia Sirleide,

Primeiro passo: Preciso saber se vocês possuem união estável registrada em cartório. Se tiver, tem que ver o regime de bens pactuado. Caso não tenha, segue o regime parcial, que é o regime estipulado por lei no caso de união estável quando não há registro.

Nesse regime, ao se divorciarem, sua esposa não tem direito a receber parte da herança de seus pais. Ela somente terá direito sobre a metade dos bens adquiridos por vocês a título oneroso durante o casamento. Isto é, metade dos bens comprados com o produto do trabalho.

Por outro lado, se o casamento acabar em razão da morte de um dos cônjuges, além de receber metade dos bens adquiridos pelo trabalho na constância do casamento (a chamada meação), o cônjuge viúvo tem direito a receber parte dos bens que foram adquiridos por doação ou por herança, que são os chamados bens a título gratuito.

Em outras palavras, no regime da comunhão parcial (regime que vigora automaticamente, quando não há pacto antenupcial), em caso de falecimento, o cônjuge vivo recebe os bens que fazem parte da meação, além de parte dos bens particulares do cônjuge falecido, como sua herança.

Mas, caso o regime de bens do casamento seja o da comunhão universal, tanto no divórcio, quanto em caso de falecimento, todos os bens devem ser partilhados, inclusive aqueles recebidos por herança, a menos que o casal tenha instituído uma cláusula de incomunicabilidade sobre os bens herdados.

Atenciosamente

Maia Advocacia e Consultoria Jurídica Advogado em Curitiba

42 respostas

Sirleide,

O que construirao juntos se divide em meia acao , assim como no casamentos, as diferencas estão nos bens pessoais do companheiro, há inclusive modificações quanto ao direito de usufruto quanto do lar

Geison Marques Carvalho Advogado em São Paulo

591 respostas

Advogados especializados em União estável

Ver mais advogados especializados em União estável

Outras perguntas sobre União estável