Responsabilidade Civil caso concreto e Promessa de Recompensa

Feita por >Dara Sofia Montenegro>. 26 jun 2019 Responsabilidade civil

Joselito​ cria 02 cães das raças pitbull e rottweiler em sua casa de praia, os quais ficam sob a guarda de um seu empregado de nome ​Manoel​. Este tem 02 filhos menores de nomes ​Mariana e Pedro​ , respectivamente com 10 e 12 anos de idade, os quais levaram dois colegas de escola , ​Paulo e Antonio​ com 10 (dez) anos à casa de ​Joselito​ com autorização de seu pai, para tomarem banho de piscina.
Manoel​ ao dar comida aos animais referidos deixou-os soltos por alguns minutos, ocasião em que ​Mariana e Paulo​ saindo da piscina, vinham correndo e foram atacados pelos dois referidos animais, causando-lhes lesões graves, tendo Paulo​ perdido uma visão e ​Mariana​ amputado uma perna.
Joselito e Manuel​ foram absolvidos no processo Criminal por falta de provas das suas culpabilidades no que concerne às lesões causadas aos supramencionados menores.
Um dos cães fugiu não se sabendo do seu paradeiro. ​Joselito​ colocou anúncio nos jornais e rádio no dia seguinte ao desaparecimento do mesmo, prometendo pagar RS 2.000,00 (dois mil reais) a quem lhe trouxesse o referido animal.
O Corpo de Bombeiros, resgatou o cão, no mesmo dia do seu desaparecimento, na rua atendendo a chamado, por telefone, de moradores de uma

localidade distante 2 km da casa de ​Joselito​; que temiam ser agredidos pelo animal, considerado feroz. Vendo os anúncios referidos, identificou o seu proprietário.
O soldado ​Antônio​, que resgatou o animal, foi entregá-lo a ​Joselito​, que o recebeu, mas não lhe pagou o valor prometido, entendendo que era obrigação do mesmo assim proceder gratuitamente por ser funcionário do Estado. A esposa de Antônio​, ​Manuela​ não se conforma com esta atitude e o incentiva a pleitear o recebimento do valor prometido por ​Joselito​.
PERGUNTA-SE:​ É CABÍVEL RESPONSABILIDADE CIVIL "IN CASU", MESMO COM A ABSOLVIÇÃO CRIMINAL? EM SENDO AFIRMATIVA A RESPOSTA À PERGUNTA ANTERIOR, A QUEM COMPETE RECEBER E PAGAR INDENIZAÇÃO, E EM QUE CONSISTE ESTA? É DEVIDO O VALOR DE RS 2.000,00(DOIS MIL REAIS) REFERIDO A ANTONIO? (RESPONDA JUSTIFICANDO FÁTICA E JURIDICAMENTE A SUA RESPOSTA, POSICIONANDO-SE COMO ADVOGADO DE UMA OU MAIS PARTES CUJOS INTERESSES NÃO SEJAM ANTAGÔNICOS, CITANDO OS DISPOSITIVOS LEGAIS QUE RESPALDAM A SUA RESPOSTA).​

A melhor resposta

Boa Tarde, existe a responsabilidade em relação aos cuidados com o animal, ainda mais quando os mesmos fogem de casa, caso venham a ferir alguém poderá haver responsabilidade civil e criminal, talvez pelo fato de não encontrar ou saber o dono, poderia ter ocorrido a absolvição, mas uma pensão vitalícia poderá ocorrer nesse caso.

Em relação a promessa de pagamento, mesmo sendo um funcionário público, o mesmo terá o direito a recebimento do valor, mas nesse caso, para não haver problemas, o correto será um depósito bancário, ou encaminhar esse valor, para instituições sem fins lucrativos, por exemplo.

8951 respostas

Advogados especializados em Responsabilidade civil

Ver mais advogados especializados em Responsabilidade civil

Outras perguntas sobre Responsabilidade civil