Dívida alta IPTU

Feita por >Aléxia Scavacini>. 21 out 2019 Direito imobiliário

O pai do meu amigo faleceu, e ele veio a descobrir quando foi pegar os papéis da casa que o IPTU está em aberto desde 1996. A prefeitura está com um programa de REFIS, que é desconto para dívidas na prefeitura. Ele é obrigado a pagar desde 1996? Como vai pagar em parcelas os juros estão altíssimos. Como proceder para regularizar? Já foi aberto um processo da prefeitura contra o pai dele... Porém o pai já é falecido

A melhor resposta

Bom Dia Aléxia, só existem duas formas de resolver o problema, ou tentar regularizar o pagamento junto a prefeitura, que poderá cobrar com juros e correções monetárias, mas existe um limite para isso, contudo não é pequeno. A outra forma é informando o falecimento da pessoa, e iniciando o processo de inventário, onde será cobrado o pagamento do IPTU, por meio do espólio. Além disso, caso os herdeiros não queira iniciar o processo de inventário, judicial ou em cartório, a prefeitura ou qualquer outro credor, poderá solicitar ao juízo a abertura do inventário.

8951 respostas

Bom dia Aléxia, tudo bem?
Como a dívida tributária é antiga, cabe analisar questões de decadência e prescrição para verificar o real montante devido, pois, se aceitarem os termos do REFIS, esse valor será cobrado mesmo que indevido. Cabe salientar que o IPTU é um imposto cobrado sobre a coisa, logo, aquele que for titular, uma pessoa ou o espólio, deverá efetuar a quitação. Caso deseje maiores informações, nos contacte.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba

320 respostas

Advogados especializados em Direito imobiliário

Ver mais advogados especializados em Direito imobiliário

Outras perguntas sobre Direito imobiliário