Guarda do meu neto

Feita por >Neide Maria Pioneli>. 27 ago 2020 Guarda compartillhada

Meu neto mora comigo desde que nasceu. Minha filha e meu genro também moraram até se separarem. Hoje minha filha mora sozinha e meu genro mora com outra mulher que tem um filho 1 ano mais velho que meu neto e um filho de 3 anos do casal. Como minha filha e meu ex-genro estão sempre discutindo por causa da pensão do meu neto, gostaria de saber se posso pedir a guarda dele para que eu possa administrar melhor e evitar aborrecimento pro meu neto e para os dois?

A melhor resposta

Olá, Tudo bem? Como vai?
Sou Ritchelly Pinto, Advogada.

Olá, o pai pretende deixar você com a guarda? De qualquer forma, recomendo você procurar um advogado para analisar melhor o caso.

Atenciosamente,
Ritchelly Pinto.

Ritchelly Pinto Advogado em Paulista

97 respostas

Olá Neide, pode sim.

Creuza Almeida Advogado em Recife

384 respostas

Prezada Sra. Neide,

A concessão da guarda de netos para os avós é possível e relativamente frequente. Sua aplicação, entretanto, está normalmente associada a situações em que seja constatada a negligência no cuidado ou o perigo para a criança, decorrentes da conduta dos pais.

Se esse novo arranjo na guarda for resultado de um acordo entre os pais e os avós, tudo se resolve bem. Mas quando é necessário recorrer ao judiciário para resolver a questão, estamos diante de uma situação bastante delicada e que deve ser conduzida com muito cuidado, já que, como a senhora bem observou, qualquer disputa familiar acaba afetando negativamente a criança que se quer proteger.

A desavença se referindo apenas ao pagamento e à administração da pensão, é possível que se faça um acordo entre todos e a senhora passe a administrá-la, se todos assim concordarem, sem que isso necessariamente altere a guarda da criança. Para impôr aos pais que seus direitos sobre o filho sofra qualquer restrição, é necessário um cenário bem caracterizado de prejuízo para o seu desenvolvimento sadio.

Portanto, obter a guarda do seu neto é sim possível, embora seja uma solução drástica para o problema, que deve ser buscada na impossibilidade de construir outra alternativa mais branda.

Sendo essas considerações genéricas e superficiais, recomendo que procure assessoramento com advogado especializado, para a análise de todos os detalhes presentes e obtenção de uma orientação mais específica e adequada para o seu caso concreto.

Espero ter contribuído para uma melhor compreensão da situação.

Cordialmente,

Júlio César Vidor
OAB-RS 110.665

Júlio César Vidor Sociedade Individual de Advocacia Advogado em Santa Maria

52 respostas

Advogados especializados em Guarda compartillhada

Ver mais advogados especializados em Guarda compartillhada

Outras perguntas sobre Guarda compartillhada