Herança e venda de casa

Feita por >Daniela Emerich>. 3 dez 2019 Herança

Olá

Tenho uma dúvida em questao minha faleceu em 2015 eu sou a filha mais velha e tenho um irmao mais novo
em vida minha mãe disse que a vontade dela era deixar a casa que tinhamos pra gente morar eu meu irmao e sua neta que tinha 2/2,5 e meio, minha filha hoje tem 7 anos.

Meu pai, assim que aconteceu o falecimento de minha mae , mais que depressa vendeu a casa sem primeiramente fazer o inventário, e a partilha corretamente e disse na altura da venda em 2016 que a casa seria vendida em 120/130 mil reais.
Bem abaixo do que valia realmente .

essa contabilidade ele disse que minha parte seria por volta de seus 30 mil e de meu irmao tambem.

Nunca estive de acordo nisso mas por ele assim ser ganancioso, assim ele vendeu sem mesmo ter a assinatura da gente ao inventario em 2016.
ele vendeu e deposito em minha conta 10 mil reais somente, eu questionando sobre o restante ele nem deu a minima , e disse que tinha que dar graças a deus que estava a depositar essa quantia ,roubando o restante.

Nessa altura estava eu a passar por muitas dificuldades pois tinha minha filha menor de 3 anos, e ate hoje ele nao me deu satisfação do restante de minha herança por direito.

O problema é que a pessoa a quem ele vendeu a casa, hoje esta interessada em vender a outra pessoa . ao qual essa 1- mulher a quem comprou disse a meu pai que quer o documento da casa se não irá a justiça e meu pai terá que devolver com % e multa por ter vendido algo sem documento, assim eu entendi.

Entao meu pai hoje me procura para poder assinar para que ele possa fazer o inventario,e disse me que eu assinando ele me paga o restante , alias que é para eu dividir um valor de 20 mil para mim e para meu irmao, mas sinceramente não quero e nao queria que fosse vendida essa casa ao qual minha mae lutou tanto para construir pra gente.
pois nem moradia hoje eu tenho com meus 2 filhos, vivo de aluguel e se a casa ainda tivesse la, poderia morar com minhas crianças.meu irmao nunca se opôs, mas o problema sempre foi meu pai em pensar somente nele.
O que fazer? como exigir minha parte da herança que não é para mim e sim para garantir o futuro de meus filhos.

Obrigada desde já!

A melhor resposta

Bom dia Sra. Emmy. Pelo que explicou seu pai fez uma venda de gaveta com a compradora. Sem o término do inventário e a partilha, os bens não poderiam ser vendidos. Não assine nada sem um advogado. A venda do imóvel obriga apenas o seu pai a compradora poderá pedir a ele o valor que pagou, mas isso não afeta os filhos. Importante iniciar desde já o processo de inventário. Para maiores esclarecimentos e orientações, favor, entrar em contato.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba

320 respostas

Boa tarde, Emmy!

Em princípio, é possível que tu e teu irmão revertam todo o processo de venda da casa judicialmente. Caso não seja essa a intenção, ainda é possível, também judicialmente, obrigar o pai de vocês a pagar o que seria devido a vocês - basta que se tenha a documentação da casa e do óbito da tua mãe. É preciso, ainda, que se abra o inventário dela, para se averiguar a existência de bens e seus valores.

Anônimo-365695 Advogado em Porto Alegre

27 respostas

Bom dia Sra. Emmy. Se precisar de ajuda de uma advogada, pode entrar em contato comigo. Será um prazer ajudá-la. Obrigada.

Advogada Débora Cuoco Advogado em Brasília

74 respostas

Advogados especializados em Herança

Ver mais advogados especializados em Herança

Outras perguntas sobre Herança