Indenização depositada em conta de advogado

Feita por >Sophia>. 11 out 2017 Danos morais

Olá meu pai ganhou um processo por dano moral com petição inicial em 10/10/2016.

Em 01/10/2017 teve a seguinte movimentação " Pedido de juntada de comprovante de pagamento "

Hoje 10/10/2017, fui falar com o advogado e ele me informou que depositaram em juízo a quantia do dano moral na conta dele (meu pai assinou uma procuração meio que sem saber) valores conforme julgado " ... R$ 4.000,00 (quatro mil reais), corrigida a partir desta data e acrescida de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, contados da data do ato ilícito.

Condeno a parte ré, ainda, ao pagamento das despesas processuais e honorários advocatícios, estes que ora fixo em R$ 1.000,00 (mil reais)" e o acordo era 20% de comissão para o advogado.

Minhas dúvidas

1- é se esses 1mil reais já pagam os honorários do advogado ou ele terá que dar mais 20% de comissão dos 4mil+ juros?

2- se foi depositado dia 4/10 é normal o advogado levar 6 dias pra dar uma satisfação?

3- um processo por dano moral em Santa Catarina custa quanto em média?

4- se meu pai tem conta corrente porque o advogado quis que fosse depositado na conta dele ?

obs: para ver os autos é necessário uma senha e eu não sei como conseguir ela.

Aguardo um resposta

Obrigada

A melhor resposta

Olá! Então:

1- é se esses 1mil reais já pagam os honorários do advogado ou ele terá que dar mais 20% de comissão dos 4mil+ juros?

Os mil reais de honorários são só do advogado mesmo. Os 20% são calculados sobre os demais valores que a pessoa vir a receber.

2- se foi depositado dia 4/10 é normal o advogado levar 6 dias pra dar uma satisfação?

O advogado é obrigado por lei a prestar contas. Não existe um prazo tabelado. Mas em você cobrando, ele é obrigado a prestar contas o mais rápido possível. Caso se sinta desconfortável, é possível formular questionamentos junto à OAB.

3- um processo por dano moral em Santa Catarina custa quanto em média?

Realmente não sei dizer, pois trabalho em Brasília. Mas é possível se verificar a tabela da OAB/SC, ou consultar a comissão de ética da OAB.

4- se meu pai tem conta corrente porque o advogado quis que fosse depositado na conta dele

Essa questão deve ser acordada previamente entre cliente e advogado. O valor pode tranquilamente ser depositado na conta do cliente, e não há obrigação legal de o valor a receber ser depositado na conta do advogado. Pode ocorrer assim por alguma interesse de controle do fluxo do processo por parte do advogado.
Mas a relação cliente-advogado além de contratual, é também de confiança. Assim, caso você não sinta mais a confiança no profissional, existe a possibilidade de revogar a procuração inicialmente dada e solicitar o distrato.
Atenciosamente
Altamir

Altamir Santos Filho Advogado Advogado em Brasília

22 respostas

1- é se esses 1 mil reais já pagam os honorários do advogado ou ele terá que dar mais 20% de comissão dos 4mil+ juros?

R: Esses R$1.000,00, são pagos pela parte perdedora da ação ao advogado, são chamados honorários de Sucumbência. Os 20% são os honorários contratuais devidos pelo cliente ao profissional que atuou na ação.

2- se foi depositado dia 4/10 é normal o advogado levar 6 dias pra dar uma satisfação?

R: Não ha lei que defina o prazo para a prestação de contas. Porem é bom que o advogado o faça o mas breve possível. Também pode esta previsto no contrato o prazo para este fim. O repasse pode ser feito inclusive por Consignação Bancária junto ao Banco do Brasil.
Acredito que 6 dias é um prazo razoavelmente curto. Tudo depende das circunstancias de cada caso.

3- um processo por dano moral em Santa Catarina custa quanto em média?
R. A questão não é o preço do processo e sim o que foi contratado entre as partes. Não existe preço fixo para um advogado cobrar. Existe uma tabela de valores minimos e não maximo. Porem, o advogado não pode receber mais que seu cliente numa ação deste tipo. ou seja, o valor recebido pelo patrono pode chegar até a 50% ao todo, segundo o estatuto da ordem dos advogados

4- se meu pai tem conta corrente porque o advogado quis que fosse depositado na conta dele ?
R. A confiança deve prevalecer entre cliente e advogado. O profissional pode receber em nome de seu cliente desde que possua poderes para este fim. Não tem nenhum problema nesta conduta. Ao repassar, o profissional o faz já deduzindo seus honorários. Isso evita muitos problemas aos advogados na honra de receber seus honorários.

Biot & Alonso Advogados Advogado em Niterói

3 respostas

Advogados especializados em Danos morais

Ver mais advogados especializados em Danos morais

Outras perguntas sobre Danos morais