Não pode se deslocar a nenhum escritório?
Encontre um advogado online

A gratuidade do transporte coletivo para idosos

A CF/88 garantiu aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos a gratuidade do transporte coletivo urbano:

16 mai 2019 Trabalho e INSS - Leitura: min.

Art. 230 (...)

§ 2º Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.

O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), por sua vez, regulamentou esse direito nos arts. 39 e 40.

O art. 39 prevê a gratuidade no caso de transportes coletivos urbanos e semiurbanos. Aqui todo idoso terá direito a utilizar o transporte público, bastando apenas que comprove a sua idade:

Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

§ 1º Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.

(...)

Já o artigo 40 trata da gratuidade para os idosos no transporte coletivo interestadual, obrigando que as empresas forneçam 2 vagas gratuitas e somente àqueles idosos que comprovem ter baixa renda. Os excedentes às duas vagas e que também possuam baixa renda, gozarão de desconto de 50% do valor da passagem:

Art. 40. No sistema de transporte coletivo interestadual observar-se-á, nos termos da legislação específica:

I – a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos;

II – desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos.

E mais, a reserva das 2 vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 salários-mínimos não pode se limitar ao valor das passagens, devendo abranger igualmente os custos relacionados ao transporte, tais como as tarifas de pedágio e utilização dos terminais.

Ou seja, nada poderá ser cobrado do idoso que atende aos requisitos para recebimento da passagem gratuita, ao contrário do que muitas empresas de transporte vêm fazendo. Violar essa norma é ofender o direito social ao transporte gratuito aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos, previstos na Constituição Federal de 1988.

Camile Beatriz Pofahl Durdyn

OAB-PR 55.391

0 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mundoadvogados.com.br/proteccion_datos

Comentários (2)

  • GEORGIA OLIVEIRA PINTO

    O idoso tem gratuidade ou desconto de 50% nas viagens interestaduais. Mas e no caso das viagens dentro do mesmo estado? Qual é o critério?

  • Luiz Telles

    Bom dia!. Fiz agendamento do meu riocad para gratuidade pois tenho 65 anos. Porém o agendamento foi marcado para Março de 2020. Minha pergunta. Tenho direito a gratuidade nós ônibus do Rio de janeiro apresentando somente documentos de identidade?. Grato!.

  • Você não pode deixar de ler...