Acesso escritório Cadastre grátis seu escritório

Como fazer uma denúncia anônima?

Você pode participar de forma ativa do combate à violência com o Disque Denúncia. As ligações são anônimas e o sigilo está resguardado. Neste artigo, te explicamos como funciona.

23 abr 2019 Delitos criminais - Leitura: min.

Advogados

Quando se fala em níveis de violência no Brasil, as estatísticas sempre são preocupantes. O aumento da criminalidade nas cidades é constante, não estando restrito unicamente aos grandes centros urbanos. Se combater esse tipo de ocorrência é responsabilidade das administrações (municipais, estaduais e federais) e das forças de segurança pública, denunciar delitos que estão sendo cometidos não deixa de ser um dever de todo cidadão.

Você sabia que esse tipo de denúncia ajuda as Polícias a avançar nas linhas de investigação e atuar, de forma preventiva ou combativa, nos diferentes frentes de redução da violência? Colaborar é mais fácil do que se imagina, recorrendo a iniciativas como o Disque Denúncia. E uma das maiores vantagens é o fato de poder fazê-lo anonimamente, sem necessidade de se identificar ao longo da ligação, e com o sigilo totalmente resguardado.

A tramitação da denúncia anônima

Sempre que você tomar conhecimento de algum delito ou tiver suspeitas de que um crime está prestes a acontecer, pode realizar uma denúncia anônima ligando para o Disque Denúncia do seu Estado. Na maioria dos casos, o número da central de atendimento é 181, mas pode variar dependendo da região do Brasil em que você se encontre. Você pode consultá-lo nas Secretarias de Segurança Pública, por exemplo, presencial ou pela Internet.

A central do Disque Denuncia está preparada para receber ligações de qualquer parte do estado, e sobre qualquer tipo de delito: tráfico de drogas, violência contra a mulher ou idoso, maltrato de menores, furtos, roubos, crimes ambientais, corrupção, etc. Quem denuncia não precisa se identificar, porém é importante saber que, quanto mais informação fornecer sobre o potencial delito e seus possíveis possíveis autores ou vítimas, mais fácil é para o trabalho de inteligência das Polícias.

shutterstock-636853669.jpg

Alguns dos detalhes que precisam ser indicados durante a chamada são:

  • que tipo de crime se trata,
  • em que lugar ocorreu ou ocorrerá,
  • nomes dos envolvidos ou vítimas,
  • onde é possível encontrar os autores, etc.

Quando uma denúncia é feita através de 181, é gerado um protocolo que será repassado à Polícia Militar, Civil ou aos Bombeiros, dependendo do teor do relato, para posterior comprovação e investigação. Está claro que não é o número indicado para situações de emergência, já que, nesses casos, não há envio imediato de efetivo ou viatura. Para casos assim, o cidadão deve continuar recorrendo ao 190, 193 ou 197.

Seguimento da denuncia

Quem utiliza o Disque Denúncia, recebe uma senha para poder acompanhar o andamento da denúncia feita. Com ela, poderá ver a evolução da tramitação e, inclusive, completar o seu relato inicial com novas informações.

As denúncias anônimas, se consistentes, costumam ser investigadas de forma prioritária pelas delegacias. Todos os detalhes que você puder dar sobre os fatos são relevantes, desde detalhes físicos e vestimentas dos possíveis autores, até detalhes da rotina dos envolvidos que, aparentemente, não têm importância.

O Disque Denúncia e uma excelente forma de contribuir para a segurança da sociedade como um todo, e de participar de forma ativa da rotina da sua comunidade. 

Fotos: MundoAdvogados.com

28 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mundoadvogados.com.br/proteccion_datos

Comentários (27)

  • Edilene silva

    Quero denunciar por estelionatário ela pedi os dados todos da pessoa pelo zap falando sobre um cartao sem consulta ao Spc e serasa e depois pede a pessoa qual limite quer e vc na inocência por ela ser bem convincente vc vai e tranfere 50.00o dinheiro na conta e paga tambem 110.00 no mercado pago ela dar golpe ai coloquei outro chip e me passei por outra pessoa ela queria fazer o mesmo lesar outra pessoa sendo que ja tinhá sido lesada por ela me ajude quero meu dinheiro de volta ou que ela pague pelo que fez

  • Alex lima

    Boa noite Gostaria de denunciar o Whatsapp Gb esta função está prejudicando muito os públicos e inclusive a mim eu gostaria que ele acabasse

  • Robson araujo

    Bom dia ?Sou torturado diariamente por policias civis e militares que fassoRobson

  • Anônimo

    Camaquã, RS, santa marta, dr rosinha, , um som alto pra car*lho! Ngm consegue dormir!

  • Ronadja Cesário

    Sofro abuso psicológico. Que providencia devo tomar?

  • Ronaldo Monteiro

    É que eu entrei na internet vi uma moto aí apareceu o número de telefone do rapaz ele me pediu r$ 1000 de entrada fui e depositei r$ 1000 na conta dele só que ele falou que ia entregar a moto na terça-feira Só que até hoje ele não entregou envie uma mensagem ele não me responde ligo para ele ele desliga o telefone

  • Maria Aparecida

    Boa Noite aqui no Morro do Sao Bento na ruas das Pedras tem tráfico de drogas, e atormentam a gente,fica em Santos São Paulo

  • Marcia dos Santos

    Conheço um advogado que empresta dinheiro e depois logo quer receber com uns juros de 50%, isto não é crime? Ele se diz defensor do povo, já foi vereador, vive na defensoria, finge que é da igreja mas faz isto, como faço para denunciar?

  • Marcos

    E quando a informação e falca de maus trato com crianças

  • Andrezza Lamberti

    Trabalhei em um call center que fazem falsificação de assinatura de idosos para empréstimos


  • Carregando...



    Você não pode deixar de ler...