Não pode se deslocar a nenhum escritório?
Encontre um advogado online
Acesso escritório Cadastre grátis seu escritório

Como fazer uma denúncia anônima?

Você pode participar de forma ativa do combate à violência com o Disque Denúncia. As ligações são anônimas e o sigilo está resguardado. Neste artigo, te explicamos como funciona.

23 abr 2019 Delitos criminais - Leitura: min.

Advogados

Quando se fala em níveis de violência no Brasil, as estatísticas sempre são preocupantes. O aumento da criminalidade nas cidades é constante, não estando restrito unicamente aos grandes centros urbanos. Se combater esse tipo de ocorrência é responsabilidade das administrações (municipais, estaduais e federais) e das forças de segurança pública, denunciar delitos que estão sendo cometidos não deixa de ser um dever de todo cidadão.

Você sabia que esse tipo de denúncia ajuda as Polícias a avançar nas linhas de investigação e atuar, de forma preventiva ou combativa, nos diferentes frentes de redução da violência? Colaborar é mais fácil do que se imagina, recorrendo a iniciativas como o Disque Denúncia. E uma das maiores vantagens é o fato de poder fazê-lo anonimamente, sem necessidade de se identificar ao longo da ligação, e com o sigilo totalmente resguardado.

A tramitação da denúncia anônima

Sempre que você tomar conhecimento de algum delito ou tiver suspeitas de que um crime está prestes a acontecer, pode realizar uma denúncia anônima ligando para o Disque Denúncia do seu Estado. Na maioria dos casos, o número da central de atendimento é 181, mas pode variar dependendo da região do Brasil em que você se encontre. Você pode consultá-lo nas Secretarias de Segurança Pública, por exemplo, presencial ou pela Internet.

A central do Disque Denuncia está preparada para receber ligações de qualquer parte do estado, e sobre qualquer tipo de delito: tráfico de drogas, violência contra a mulher ou idoso, maltrato de menores, furtos, roubos, crimes ambientais, corrupção, etc. Quem denuncia não precisa se identificar, porém é importante saber que, quanto mais informação fornecer sobre o potencial delito e seus possíveis possíveis autores ou vítimas, mais fácil é para o trabalho de inteligência das Polícias.

shutterstock-636853669.jpg

Alguns dos detalhes que precisam ser indicados durante a chamada são:

  • que tipo de crime se trata,
  • em que lugar ocorreu ou ocorrerá,
  • nomes dos envolvidos ou vítimas,
  • onde é possível encontrar os autores, etc.

Quando uma denúncia é feita através de 181, é gerado um protocolo que será repassado à Polícia Militar, Civil ou aos Bombeiros, dependendo do teor do relato, para posterior comprovação e investigação. Está claro que não é o número indicado para situações de emergência, já que, nesses casos, não há envio imediato de efetivo ou viatura. Para casos assim, o cidadão deve continuar recorrendo ao 190, 193 ou 197.

Seguimento da denuncia

Quem utiliza o Disque Denúncia, recebe uma senha para poder acompanhar o andamento da denúncia feita. Com ela, poderá ver a evolução da tramitação e, inclusive, completar o seu relato inicial com novas informações.

As denúncias anônimas, se consistentes, costumam ser investigadas de forma prioritária pelas delegacias. Todos os detalhes que você puder dar sobre os fatos são relevantes, desde detalhes físicos e vestimentas dos possíveis autores, até detalhes da rotina dos envolvidos que, aparentemente, não têm importância.

O Disque Denúncia e uma excelente forma de contribuir para a segurança da sociedade como um todo, e de participar de forma ativa da rotina da sua comunidade. 

Fotos: MundoAdvogados.com

43 Curtir

Deixe seu comentário

INFORMAÇÃO BÁSICA SOBRE PROTEÇÃO DE DADOS
Responsável: Verticales Intercom, S.L.
Finalidades:
a) Envio de solicitação ao cliente anunciante.
b) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços próprios.
c) Atividades de publicidade e prospecção comercial, por diferentes meios e canais de comunicação, de produtos e serviços de terceiros de diferentes setores de atividade, podendo implicar repasse dos dados pessoais a esses terceiros.
d) Segmentação e elaboração de perfis para fins publicitários e para prospecção comercial.
e) Gestão dos serviços e aplicativos oferecidos pelo Site ao Usuário.
Legitimação: Consentimento do interessado.
Destinatários: Está previsto o repasse dos dados aos clientes anunciantes para atender suas solicitações de informação sobre os serviços anunciados.
Direitos: Tem o direito a acessar, retificar e eliminar os dados ou se opor ao tratamento dos mesmos ou a alguma das finalidades, bem como outros direitos, como se explica na informação adicional.
Informação adicional: É possível consultar a informação adicional e detalhada sobre Proteção de Dados em mundoadvogados.com.br/proteccion_datos

Comentários (57)

  • Priscila do Nascimento

    Estou passando por uma situação muito ruim. Tenho umas vizinhas que não tem o mínimo de educação, é som alto até de madrugada ,gritaria .já tentamos a converssa várias vezes Mas não tem jeito,moro em um local perigoso por isso não posso chamar uma viatura da Polícia Militar, fui até a delegacia mas mal fui atendida não sei mais oque fazer .tem mais de 3 anos que passo por isso tô desesperada.

  • Priscila do Nascimento

    Estou passando por uma situação muito ruim,tenho umas vizinhas completamente sem educação, som muito alto ,gritaria. Já tentamos a converssa mas só piorou fora os deboches e indiretas moro em um local perigoso e fica difícil chamar a vou Tira da polícia já fui até a delegacia pra abrir um boletim de ocorrência mas nem me atendenderam direito. Não sei mais oque fazer.

  • Jose brandao da silva

    Quero aqui fazer um apelo pra algum advogado trabalhista que possa pega a minha causa pois a empresa vem dando calote nos funcionário nao pagou duas quinzena que deve e nem saiu o auxílio contra perca de emprego .

  • Jose brandao da silva

    Não recebi ainda o auxílio de 2 meses contra a perda dr emprego a mesma empresa não vem pagando a que coloca ela na justiça nem ta pagando os salários muito antes da pamdemia.

  • maria oliveira

    a minha denuncia é contra um grupo que a tua com falsos emprestimo pedem uma quantia para as pessoas e dizem que o emprestimo sera feito assim que a quantia cai na conta deles ai eles dão um numero de conta com o nome pedro henrique a santos conta da caixa federal as pessoa fazem os depositos para os golpistas e ñ tem nada de emprestimo na contas deles ou seja são assasinos

  • Luma camilo

    Quem fez a denuncia anonima tem como o denunciado descobrir quem.foi

  • advogado

    boa informação é sempre bem vinda, ótimo artigo, parabéns

  • Conceição dos Santos

    Boa noite Sou deficiente fisico e tenho epilepsia e vários, comprometimentos nos orgãos Sou do grupo de risco, tive 2 avcs E meu marido, se responsabilizou, há 5 e meio. A cuidar de mim. A gente, morava, lá em Utinga, era td diferente. Ele cuidava. Minha filha, já é casada e tem 2 filhas E quando ele, me assumiu. Ela não morava aqui Mas, sim em Minas Gerais Nunca escondi dele, meus problemas de saúde, que são sérios. Mas, depois que mudamos, aqui para o Clube de Campo. Ele só anda com bandidos Vive aparecendo, com coisas roubadas, que colegas dele roubam e vende pra ele, por preço bem baratinho. Só pra comprar drogas. Ao invés de sair do trabalho e vir para casa, cuidar de sua esposa adoentada, vulnerável a pegar o covid-19. Ele sai do trabalho 17:30 18:00 E vai curtir a vida por aí. E ser interceptor de bandidos. Que revendem coisas roubadas pra ele. Deixa a esposa, no qual ele se responsábilizou em tomar conta dela, passar fome, sem remédios, sem boas condições de moradia O nome da mulher é Conceição E a coitada, tem sofrido na mão dele, pois ele só quer saber de andar com bandidos, mulheres da vida e andar pelos bares, ao invés de cumprir com sua responsábilidade, que assumiu em 2014, que era pra zelar pela integridade física e mental de sua esposa Conceição Essa é a atual Pois ele é separado já há, quase 6 anos de sua primeira mulher. Peço providencias urgente, pois por ele não estar cumprindo o dever dele, que seria zelar pela sua atual companheira. Ele a está maltratando

  • Thais alves

    Olá boa noite O som da minha vizinha está muito alto não consigo dormir tenho sobrinhos pequenos dormindo falta de respeito

  • Andréia de Fátima dos santos madruga

    Fiz uma solicitação de empréstimo online pelo banco Argentina com o diretor financeiro Osvaldo Cruz disseram que não precisava de pagamento adiantado e depois de tudo pronto pediram pra liberar uma quantia depois outra e outras e fiquei com mais dividas que já tinha e não leberam nada querem mais um valor que eu não tenho de onde tirar preciso de ajuda


  • Carregando...



    Você não pode deixar de ler...