Pente fino do INSS: perdi meu auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, e agora?

O INSS vem realizando uma operação de pente fino nos benefícios concedidos por incapacidade desde setembro de 2016, o que vem ocasionando inúmeros cancelamentos de benefícios dos segurados.

10 ABR 2018 · Leitura: min.
Pente fino do INSS: perdi meu auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, e agora?

Fui convocado pelo INSS o que fazer?

Caso você recebe auxílio doença ou aposentadoria por invalidez e foi convocado para o pente fino do INSS você precisa se preparar.

Vá a seu médico particular, e requeira o atestado médico de incapacidade indicando o CID da doença;

Requeira exames atualizados que indiquem a permanência da incapacidade;

Requeira ainda laudo detalhado da evolução da doença.

Munido dessa documentação compareça devidamente na data e local agendado para perícia no INSS.

Meu Benefício foi cancelado e agora?

Antes de mais nada o segurado deve estar ciente que se a condição de incapacidade, que deu origem ao auxilio doença ou a aposentadoria por invalidez cessou e a capacidade laborativa foi restabelecida, seu benefício muito provavelmente será cancelado.

Contudo se o segurado ainda permanecer inapto ao trabalho, tendo inclusive laudo de seu médico particular que reforce sua situação de inaptidão e mesmo assim se seu benefício foi cancelado após a perícia ele tem algumas opções para restabelecer, seja o auxílio doença ou aposentadoria por invalidez e também algumas providências a tomar.

Auxílio doença e aposentadoria por invalidez

Ao realizar a perícia o segurado receberá a carta com o indeferimento, negativa, de seu benefício com um prazo de 30 dias para apresentar recurso administrativo a partir disso ele terá as seguintes opções:

Apresentar em 30 dias recurso administrativo juntando todos os laudos e exames médicos obtidos que comprovem a incapacidade laborativa;

Ou Ingressar com ação judicial;

Deverá se apresentar obrigatoriamente ao empregador, para que não configure abandono de emprego. Será requerido exame periódico de retorno.

Caso seja trabalhador autônomo imprescindível retornar o pagamento do INSS mensal.

Uma boa notícia é que o tempo em que recebeu auxílio doença e aposentadoria por invalidez conta como tempo de contribuição podendo assim somar-se ao tempo de serviço para avaliar a possibilidade de aposentadoria permanente.

Assim tendo seu benefício negado imediatamente busque as providências cabíveis para que restabeleça o pagamento do benéfico, buscando um advogado previdenciário se for o caso de sua confiança.

Escrito por

Tauanne Andrade Advocacia

Ver perfil
Deixe seu comentário
3 Comentários
  • Sueli Ruiz

    Muito boa a explicação Mas mesmo com o atestado médico de incapacidade indicando o CID da doença e após a carta com o indeferimento, negativa, do meu benefício, apresentei o recurso e como já era previsto não adiantou nada, foi indeferido novamente.

  • Fabíola Leite

    Boa tarde, minha irmã é portadora de câncer de mama e teve sequelas da quimioterapia, como uma neuropatologia nos membros inferiores e superiores. Ela ficou afastada recebendo auxilio-doença do INSS desde Maio/2017 e soube ontem que seu benefício foi cancelado. Ela não possui nenhuma condição de retorno ao trabalho, pois não consegue ficar muito tempo na mesma posição, então vem a dúvida : o que fazer primeiro, recorrer da decisão do auxílio-benefício (ela tem 30 dias) ou dar entrada na Aposentadoria por Invalidez ?

  • marco maia

    Fiz uma pericia medica aqui em vitória es , o laudo do meu psiquiatra diz que estou incapacitado para o trabalho , o safado do medico do perito nem olhou para minha cara e mandou eu aguardar a resposta liguei a noite ele falou que estou apto para trabalhar ,não consigo ficar nem em pé esses peritos não são médicos ou estagiários ,preciso resolver minha situação ,já joguei o inss na justiça de novo ,como um médico diz que você ta inapito para trabalhar e o perito diz que ta abito não entendo essa loucura de vocês

últimos artigos sobre trabalho e inss