Demissão de gestante em contrato por tempo determinado

Feita por >Mário>. 3 dez 2019 Demissões

Olá, após algumas pesquisas no Google como leigo não cheguei numa posição final a respeito e queria a ajuda da sua comunidade profissional, por favor.

Minha cunhada tem uma contratação por tempo determinado e está grávida.
Ela está gestante de 3 meses e seu contrato acaba dia 20 de dezembro de 2019.
Quando ela foi comunicar a escola onde trabalha, eles falaram que vão seguir o contrato e dispensá-la.
Porém, ela indagou que pelo motivo de estar grávida a escola não poderia mandar ela embora, contudo a direção da escola disse que conhece a lei e irá dispensar.
Disseram a ela que quando é contrato por tempo determinado eles podem dispensar, todavia a súmula 244 do TST diz sobre a estabilidade da gestante, mesmo em contratos por tempo determinado.

Recentemente, no dia 18/11/19, o TST decidiu que as contratadas em regime temporário que engravidarem não terão o direito de estabilidade no emprego, direito que se estende para gestantes em outras modalidades de contrato.

Autora do voto vencedor, a ministra Cristina Peduzzi considerou que o contrato com prazo determinado não precisa admitir o direito de estabilidade, pois já prevê a demissão da pessoa.

Diante de tal fato, vocês acreditam que é possível obter êxito ao ingressar com a ação?

A melhor resposta

Bom dia Mário, infelizmente a possibilidade de êxito é mínima. E mesmo que obtida em primeiro grau, não se manterá nas instâncias superiores.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba

320 respostas

Advogados especializados em Demissões

Ver mais advogados especializados em Demissões

Outras perguntas sobre Demissões