Direitos após o divórcio pós separação total de bens.

Feita por >Janaina Silva Lima>. 22 jan 2021 Pensão

Boa tarde!

Me chamo Janaina e gostaria de tirar uma dúvida sobre uma situação que minha mãe está vivendo e que está acabando comigo.

Meus pais vivem juntos há 30 anos. Em 2000 eles se casaram com separação total de bens (meu pai sempre disse que minha mãe não teria direito a nada dele) e ela sempre viveu uma relação abusiva, ele já bateu nela, xingava, tentou mata-la e ainda sim, ela por medo e para não deixar os filhos passarem fome, resolveu aguentar. Ela não trabalhava pq ele não deixava, prendia ela em casa, etc., e ela por "amor", achava que ele ia mudar. Ele era alcoólatra, teve cirrose, tuberculose, inúmeros AVC com sequelas, teve que trocar fraldas e mesmo com tudo o que ela fez (inclusive começou a fazer bicos depois de mais de 20 anos juntos) para ajudá-lo,fez a manutenção e reforma da casa, cuidou dele em todos os sentidos, como dar banho, trocar fraldas, sempre manteve a casa e o quarto dele limpo, bem como suas roupas, até dando comida em sua boca no período que ele não conseguia se mexer devido as sequelas dos avc's e tudo. Porém, ele entrou com o pedido de separação. Ela não tem direito a nada mesmo depois de tudo o que passou com ele? Não temos para onde ir, estamos desesperadas, pois é muita injustiça depois de tudo o que ela passou.

Se puderem me dar uma ajuda, agradeço.

Atenciosamente,

Janaina

A melhor resposta

Boa Tarde Janaina.
A princípio, com a separação, considerando que sua mãe já deve ter uma idade avançada, é possível instituir uma pensão mensal, bem como solicitar uma compensação financeira pelo tempo que ela dedicou a ele, inclusive quando esteve doente.

Vanessa de Oliveira Vicente Advogado em Curitiba

320 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão