É tarde demais para entrar com um processo de pensão?

Feita por >Crislan>. 9 ago 2019 Pensão

Olá. Fui rejeitado pelo meu pai assim que ele soube da gravidez da minha mãe e agora que estou criado ele quer se reaproximar alegando arrependimento. Eu quero, pessoalmente, entrar com um processo de pensão alimentícia, já que a minha mãe sentiu peninha dele e não teve coragem de fazer o correto e justo.
Tenho 20 anos, concluí o ensino médio, não trabalho e o dinheiro vai me ajudar a cursar uma faculdade e mostrar para ele que ignorar responsabilidades resulta nas consequências.
Seguem as perguntas abaixo:

1- Com a minha idade e situações descritas acima, é tarde demais para entrar com o processo?

2- Caso a decisão judicial seja favorável, qual seria a determinação judicial mais provável?

3- Existe possibilidades de eu perder a causa? Se sim, o que aconteceria?

4- Em casos semelhantes, o que geralmente é levado em conta pelo juiz?

5- Qual primeiro passo devo dar para iniciar o processo? (tenho o endereço fixo e informações básicas)

A melhor resposta

Boa Tarde, nesse caso se irá fazer faculdade, poderia solicitar a pensão provisória, e a definitiva. No caso a determinação favorável seria com base no salário da pessoa, salvo se houver acordo entre as partes.

Sim, todo processo é um risco, e no caso não seria pago a pensão alimentícia. Em casos parecidos se leva em consideração a necessidade, os requisitos da parte e a condição da pessoa pagar.

Precisará de advogado(a) ou defensoria pública para solicitar o pedido, junto com o endereço, e outras informações necessárias.

8951 respostas

Advogados especializados em Pensão

Ver mais advogados especializados em Pensão

Outras perguntas sobre Pensão