Meu marido tem a obrigação de cuidar do pai com AME?

Feita por >Anônima>. 6 set 2020 Responsabilidade civil

Há 6 anos meu sogro descobriu que possui uma doença chamada AME. Ele só tem um filho e nunca foi casado, sempre morou com a mãe, hoje falecida. Atualmente, todos os fins de semana meu marido é "obrigado" pelos tios a ir em casa para prestar atendimento ao pai (como o pai é acamado, meu marido tira ele de cama e da banho). O pai recebe aposentadoria, mas ela não é suficiente para pagar todos os gastos. Nesse mês surgiu uma vaga para meu marido trabalhar, mas em outro estado, e os parentes não querem que ele vá porque ele tem que cuidar do pai. Até que ponto ele é obrigado a fazer isso? Não temos vida, não podemos sair para lugar nenhum e quando ocorre algum imprevisto com o cuidador em dias de semana, as tias ligam xingando dizendo que ele é irresponsável, que deveria ir lá. Nõs não temos condições financeiras de pagar um cuidador extra, não conseguimos pagar nem nossas coisas. O filho é obrgado a estar 100% para seu pai e parar de trabalhar para cuidar dele? Porque se isso acontecer, eu que recebo apenas um salário mínimo teria que pagar as despesas de mais 2 pessoas e 2 casas, o que é lógicamente impossível.
Há lei que obrigue ele a fazer algo pelo pai? Nós estamos procurando ajuda do governo, mas está tudo muito moroso.

A melhor resposta

Bom Dia, não seria obrigatório, tão somente deve cuidar do pai e mãe, em face do estatuto do idoso, direito civil, etc. Contudo, como ele não possui tais condições, outros parentes devem realizar tais cuidados, seja por interdição, curatela ou sem nenhuma dessas intervenções.

Ele não pode perder tão oportunidade de trabalho, e em relação aos xingamentos, existem meios juidicias e extrajudiciais cabíveis. Contudo deve-se realizar visitas, dar auxilio na medida do possível, para também não configurar abandono.

8951 respostas

Advogados especializados em Responsabilidade civil

Ver mais advogados especializados em Responsabilidade civil

Outras perguntas sobre Responsabilidade civil