Minha vó tem usufruto da casa, como proceder após o falecimento dela?

Feita por >KEMUEL DE OLIVEIRA CAMPOS PAUL>. 13 abr 2020 Herança

Minha vó deixou a casa para 5 filhos. Minha mãe mora na casa e já comprou a parte de um dos irmãos. Se os outros 3 irmãos quiserem que ela saia da casa, ela é obrigada a sair? Ela teria que comprar a parte deles também para continuar?

A melhor resposta

Prezado Kemeuel, em relação ao usufruto, é preciso cancelar o mesmo no Registro de Imóveis. Verificar o procedimento no Registro de Imóveis no qual está registrado o imóvel, posto que as regras sobre recolhimento de imposto pode variar de Estado para Estado. Quanto a situação da sua mãe, ela mantém um condomínio com os outros proprietários. Para ela ser proprietária integral do imóvel, é preciso comprar a parte dos outros irmãos. Caso não haja acordo entre os irmãos, pode ser ajuizada uma ação de extinção de condomínio, tendo a sua mãe preferência na aquisição por ser a proprietária com percentual maior no imóvel.

Anônimo-373117 Advogado em Porto Alegre

30 respostas

Advogados especializados em Herança

Ver mais advogados especializados em Herança

Outras perguntas sobre Herança