Na volta da licença maternidade me mandaram ficar em casa. Dá justa causa?

Feita por >Isabela I Chagas>. 15 mai 2020 Demissões

Voltei na terça-feira dia 12 de maio,da minha licença maternidade.Sou do grupo de risco do corona virus.Levei uma declaração para meu empregador.Mais este por sua vez,falou que era um atestado(mais não é,o medico garantiu que era só uma declaracao para que eu tivesse uma seguranca maior dos patrões)e que a vontade dela era me demitir naquele momento,mais ela não podia.Que então ela iria marcar uma pericia para mim no inss,que se eu passasse bem,se eu não passasse,é pra mim ficar em casa levando falta do serviço,ate completar 2 meses e ela poder me demitir.Perguntei se era pra mim ir trabalhar no dia seguinte,ela me mandou ficar em casa.Queria saber se isso é legal e se não vai me dar justa causa ficar em casa,por faltas no trabalho.Da demissao não vou escapar mesmo,mais não quero uma justa causa na minha carteira por falta de humanidade dela,o tanto que eu trabalhei quando estava gravida e ainda em pé,até o banquinho que eu tinha pra descansar um pouca as pernas eles tiraram.E tenho uma bebé de 3 meses em casa ,que amamenta exclusivamente de leito materno,e o trabalho é em um supermercado,onde teriam que levar ela para que eu dê de mamar,ela também é do grupo de risco.Desde já,obrigada.

A melhor resposta

Isabela, Bom Dia. A sua estabilidade vai até 5 meses após o parto. Dessa forma a empresa não pode te despedir antes desse prazo ou outro prazo defenido em convenção coletiva do sindicato (leia a convenção). Fica em casa é possível diante do momento que atravessamos, mas tenha tudo isso por escrito, pois a empresa pode agir de má-fé e dispensar você por justa causa.

GA Assessoria Jurídica Advogado em São Paulo

101 respostas

Advogados especializados em Demissões

Ver mais advogados especializados em Demissões

Outras perguntas sobre Demissões