Posso processar a empresa por receber advertência escrita?

Feita por >Carmem Oliveira>. 9 mar 2020 Carteira de trabalho

Trabalho numa empresa há quase 2 anos e no ano passado, ao receber uma proposta de outra empresa, fizeram varias promessas para que eu não aceitasse, aumentaram meu salário e cargo, me prometeram home office, horário flexível sem marcação de ponto e uma promoção agora para início desse ano.
As coisas não saíram exatamente como previsto, minha carga de trabalho aumentou consideravelmente, me deram responsabilidade de gestor mas exceto o reajuste de salário, nada mudou.
Estou sinalizando há meses que a carga horária está além das minhas forças e para completar contrataram outro colaborador que não entende do negócio e faz ameaças veladas caso as solicitações dele não sejam atendidas. Eis que coloquei um limite na situação, me recusando a fazer uma atividade que me obrigaria a trabalhar depois do meu horário visto que o prazo era muito curto e eu já tinha um compromisso agendado para aquele dia. Fui acusada de ser implicante com o colaborador que me assedia moralmente. Fiquei tão brava, que ao chegar em casa acabei publicando um desabafo na minha rede social que é privada e não há qualquer menção de nomes (empresa, colaborador) e também não há qualquer indicação de que eu sou funcionária dessa empresa. O desabafo foi além do meu perfil pois estou esgotada psicologicamente devido a pressão no trabalho (carga horária exaustiva, não consegui descansar no luto do meu pai, trabalhei indiretamente durante minhas férias etc). Tenho e-mail informando os gestores sobre essa demanda excessiva, já havia reportado ao rh e superior imediato sobre a conduta inadequada do outro colaborador, que inclusive adverti diretamente sobre a conduta de tentar olhar os meus seios ou ficar me tocando no braço durante conversas sobre trabalho. Demais pessoas da equipe também reportaram esse desconforto, mas a empresa nada fez. Eles estão no direito de aplicar a advertência e de me demitir por justar causa mesmo eu não usando nome nem da empresa, nem do colaborador em questão? Além disso, me sinto perseguida na empresa depois de alguns eventos como: manifestar que não farei mais horas extras, não tive disponibilidade de fazer uma palestra por estar com outros trabalhos em andamento (é tarefa essa que seria dos gestores), por ter comentado que estou com problemas sérios de saúde e que não consigo fazer o acompanhamento médico devido e, talvez, principalmente, depois de ter flagrado uma pessoa que exerce cargo de confiança em atos obscenos com outro colega de trabalho, dentro da empresa, após o horário de expediente (esse último não comentei com ninguém do local de trabalho).
Agradeço desde já pela atenção.

Advogados especializados em Carteira de trabalho

Ver mais advogados especializados em Carteira de trabalho

Outras perguntas sobre Carteira de trabalho